27/04/2011

Projeto "Um caminhão para Jorge Amado em três momentos" chega ao município

Praça Oliveira Botelho será palco para o teatro

Crédito: Divulgação: Casa da Cultura Macedo Miranda

Depois de percorrer várias cidades do país, o projeto teatral “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos” chega a Resende trazendo dois espetáculos baseados na obra de um dos nomes mais importantes da literatura brasileira (foto) Desenvolvido pela Fundação CSN para estimular a leitura e contribuir no crescimento e formação de crianças e adolescentes através das artes cênicas, o projeto será realizado em Resende pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no dia 03 de maio, na Praça Oliveira Botelho, com a encenação de duas peças teatrais: Gato Malhado e Andorinha Sinhá (15 horas) e Capitães da Areia (19 horas). A entrada será gratuita. - O objetivo deste projeto é levar ao conhecimento do público grandes nomes da literatura nacional. Fizemos contato com a Fundação CSN para apresentá-lo em Resende e estabelecemos a parceira, porque acreditamos nesta iniciativa popular. É um programa imperdível para toda a população, com modernos equipamentos de som e luz – salientou o presidente da Casa da Cultura, André Whately, explicando que a peça Gato Malhado é a única obra infantil de Jorge Amado e já foi encenada por ele no Rio de Janeiro, ao lado da atriz Cininha de Paula, hoje diretora. As peças são apresentadas em um caminhão adaptado pela Fundação CSN, que se transforma em palco e realiza apresentações ao ar livre em praças públicas, escolas e universidades, levando clássicos do autor baiano interpretados por um grupo de 16 atores. O público infantil vai ter como atração a peça Capitães da Areia, que conta a história de meninos de rua na Bahia da década de 1930. O texto, publicado originalmente em 1937, poucos meses após a implantação do Estado Novo – regime ditatorial que durou até 1945 - foi considerado subversivo e censurado. Livros chegaram a ser queimados em praça pública. Quando pôde voltar à cena, Capitães da Areia conquistou grande público e é ainda hoje um dos maiores sucessos de Jorge Amado. Já a peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá é um clássico infanto-juvenil, escrito na década de 1940. O texto, um presente de Jorge Amado para seu filho, representa uma história de amor. Uma fábula sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha. A fábula se desenrola num parque, ao longo das quatro estações e tem como testemunha um variado grupo de animais com suas características "tão humanas". O prefeito José Recuhan (DEM) frisa que, com a realização deste espetáculo cultural, a Prefeitura amplia ainda mais as ações voltadas para o resgate da Praça Oliveira Botelho “enquanto palco histórico dos acontecimentos culturais e sociais de Resende”. Ele lembra que, nos dois primeiros anos da atual administração, a Prefeitura já executou as obras de revitalização neste logradouro e adquiriu em definitivo o Cine Vitória, “colocando em prática com isso um sonho antigo da população da cidade”.
Palavras chaves: CENTRO HISTÓRICO