18/03/2010

Obras de melhorias no local vão ser realizadas em 60 dias

Praça Oliveira Botelho ganhará calçadão e uma nova pista

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura informou que até o começo do segundo semestre vão ser iniciadas as obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho. O prefeito José Rechuan (DEM) destacou a importância da realização das obras neste logradouro como uma das ações planejadas pela administração municipal com o objetivo de resgatar o passado histórico da cidade. A revitalização da Praça Oliveira Botelho está inserida entre as ações do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. - A Praça Oliveira Botelho abriga casarões, praças e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datados do século XIX. Com as constantes intervenções, o local acabou perdendo as características que lhe davam um charme todo especial. A recuperação das características originais da praça representa um dos objetivos pelos quais vamos realizar as obras de revitalização – disse Rechuan, acrescentando que as obras no sistema viário do local deverão estar concluídas em 60 dias. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, Tom Kneip, entre outros serviços previstos para a Praça Oliveira Botelho está a abertura de uma nova pista para o tráfego de veículos em frente à Igreja Matriz, pela qual poderão circular os carros provenientes da Rua Luiz Barreto (conhecida como ladeira da praça) e da Rua Alcides Jardineiro, que será alargada. A Alcides Jardineiro é a rua situada entre a lateral da Igreja Matriz e o Colégio estadual Doutor João Maia. Os veículos que vierem pela nova pista terão acesso direito ao Lavapés e a outros bairros da região central de Resende, como Alto dos Passos e Vila Vicentina, pelas ruas Eduardo Cotrim e Padre Marques, respectivamente. Tom explica ainda que outras ações previstas na Praça Oliveira Botelho são a construção de um calçadão e a criação de mais vagas para o estacionamento de veículos. Pelo projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, o calçadão se localizará no trecho entre a banca de jornais e as proximidades do Cinema Vitória. Uma das propostas estudadas pela Prefeitura é inverter a mão na Rua XV de Novembro, que hoje permite apenas o tráfego no sentido Praça Oliveira Botelho-Alto dos Passos. No caso da inversão, os carros passariam a descer por esta via, tendo acesso direto ao Lavapés, Jardim Jalisco e Campos Elíseos pelas ruas Eduardo Cotrim, Alcides Jardineiro e Cunha Ferreira. - Estamos conversando com os comerciantes e moradores da Praça Oliveira Botelho sobre as mudanças planejadas pelo local, as quais visam resgatar o passado do logradouro como palco dos acontecimentos culturais, sociais e históricos do Município. Inicialmente, vão ser feitas as obras viárias. Depois, a Prefeitura realizará os serviços de urbanização, incluindo a colocação de bancos e mesas no calçadão projetado para a praça – detalhou Tom Kneip.
Palavras chaves: REVITALIZAÇÃO