Obras e Serviços Públicos

23/04/2012

Praça da Concórdia terá um novo monumento à Bíblia

Pastores evangélicos participam de encontro na Prefeitura

Praça da Concórdia terá um novo monumento à Bíblia

Crédito: Ilustração Urbanismo e Arquitetura PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, apresentaram na tarde de quinta-feira, dia 19 de abril, para cerca de 40 pastores de igrejas evangélicas, o projeto de revitalização da Praça da Concórdia, no Centro da cidade, que ganhará um novo Monumento à Bíblia. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito com representantes de diversas denominações evangélicas de Resende, entre elas as Igrejas Metodistas, Batista, Assembléia de Deus de diversos ministérios, e Adventista do Brasil. O deputado federal Áureo Lídio (PRTB) também participou do encontro.

- O objetivo da reunião foi mostrar não só todos os serviços que estão sendo realizados na praça, mas debater com os líderes religiosos o projeto do novo monumento com características mais modernas e de acordo com seu propósito, que é destacar a Palavra de Deus - salientou o prefeito José Rechuan, explicando que o monumento existente hoje no local - um obelisco instalado na entrada do Mercado Popular - não traduz seu objetivo, pois muitas pessoas não sabem que se trata de um monumento à Bíblia.

Segundo o secretário Ton Kneip, o novo monumento terá 3,20 metros de altura e será instalado em um local onde ganhará maior visibilidade para ser contemplado pelos visitantes da praça, além de receber uma iluminação própria, que permitirá sua apreciação também durante o período da noite.

- O monumento será confeccionado em aço inoxidável e aço corten. Em sua composição, este tipo de aço contém elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Ele é muito utilizado na construção civil e na construção naval, apresentando três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum - detalhou o secretário.

Os pastores não só aprovaram o projeto como também puderam opinar,  solicitando a inclusão de trechos do Salmo 23 na inscrição do monumento.  O Salmo 23 é um dos trechos mais conhecidos e citados da Bíblia. Além de apresentar o projeto da praça, durante a reunião com os pastores, o prefeito reafirmou a importância deste segmento em campanhas desenvolvidas pela Prefeitura visando à prevenção contra as drogas e a diminuição dos riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue em Resende.

- Como representantes de diferentes segmentos da população de Resende, os pastores também possuem um trabalho muito importante em suas comunidades, podendo auxiliar o Poder Público na conscientização e orientação dos cidadãos contra o uso de drogas e no combate à dengue. Eles já nos solicitaram materiais, como folhetos e cartilhas, que poderão ser distribuídas nos locais onde estão instaladas as igrejas. Nesta luta, precisamos contar com o apoio e o envolvimento de todos os segmentos da sociedade - salientou Rechuan.

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO - Membro da Igreja Metodista Central no Rio de Janeiro, o deputado Áureo Lídio foi além do apoio às campanhas municipais e garantiu uma emenda para que o Município possa construir uma Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos em Resende. O projeto ainda será elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, que estuda, entre outros pontos, a localização da unidade.

Palavras chaves: DE MÃOS DADAS COM A SOCIEDADE