Obras e Serviços Públicos

04/01/2012

Praça da Concórdia terá novo sistema de iluminação pública

Obras no local também estão sendo feitas com verbas próprias da Prefeitura

Praça da Concórdia terá novo sistema de iluminação pública

Crédito: Jorge Trindade - ACOM / PMR

Com relação à revitalização da Praça da Concórdia (foto), outra obra em andamento com recursos próprios da Prefeitura, as equipes trabalham atualmente na preparação da infra-estrutura para a instalação do novo sistema de iluminação pública e na construção dos banheiros públicos deste logradouro (um masculino e o outro feminino). As obras de revitalização da Praça da Concórdia representam investimentos da ordem de R$ 570 mil. Paralelo a estes trabalhos está sendo fabricado o abrigo de estrutura metálica que será instalado na Rua Paul Harris, onde localizam a agência do INSS e a Casa da Amizade. Nesta via, vão funcionar provisoriamente os pontos de ônibus do sistema urbano para que o novo terminal rodoviário da Praça da Concórdia possa ser construído. A transferência dos pontos de ônibus para o terminal provisório da Rua Paul Harris acontecerá nas próximas semanas e a data será anunciada com antecedência pela Secretaria Municipal de Obras. As obras da Praça da Concórdia representam mais uma ação do Projeto Urbano Humano, que começou a ser desenvolvido em 2009 pela Prefeitura, sob a coordenação da atual Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. O Urbano Humano prevê a reurbanização e modernização de vários logradouros públicos de Resende. Entre os locais já contemplados com obras deste projeto estão a Praça Oliveira Botelho; a Avenida Nova Resende, que ganhou um calçadão às margens do Rio Paraíba do Sul; e a Avenida Gustavo Jardim (Centro). O novo terminal rodoviário da Praça da Concórdia terá uma cobertura de 56 metros de extensão por oito metros e meio de largura. Este terminal ficará no trecho entre o Mercado Popular e o Fórum antigo, na mesma via onde se localiza o atual terminal. O projeto prevê ainda um novo calçamento feito com blocos de concretos na área em torno do Mercado Popular, incluindo piso diferenciado com textura e cor para pessoas com deficiência. Haverá também o alargamento da calçada para o contorno dos ônibus e a ampliação do calçamento em frente à Magazine Tufick, próximo ao semáforo da praça.
Palavras chaves: PROJETO URBANO HUMANO