Obras e Serviços Públicos

28/06/2012

Praça da Concórdia: Secretaria de Obras já começou instalação de novo terminal

Passageiros terão cobertura mais ampla

Praça da Concórdia: Secretaria de Obras já começou instalação de novo terminal

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Para garantir a segurança dos usuários do transporte urbano, a Prefeitura de Resende solicitou à concessionária Ampla a retirada de mais um poste de energia, na Praça da Concórdia, no Centro. Apesar de não interferir fisicamente na obra de revitalização do logradouro, a distância entre o poste e a estrutura metálica do novo abrigo de passageiros foi considerada insuficiente para a segurança da população.

O novo terminal vai ter uma estrutura de proteção muito mais ampla para os passageiros que aguardam a chegada dos ônibus municipais no local. A cobertura terá 56 metros de extensão e vai cobrir totalmente a calçada e parcialmente os ônibus, permitindo que os passageiros fiquem mais protegidos da chuva e do sol.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, a concessionária já realizou o serviço de remoção de dois postes que impediam o prosseguimento das obras de instalação do novo terminal. No entanto, no mesmo dia, a Prefeitura solicitou à Ampla a remoção de um terceiro poste. A previsão da concessionária é de que o serviço seja feito no prazo de 90 dias úteis.

- Estamos acompanhando de perto o processo e estamos empenhados em reduzir os prazos de execução desta intervenção. Nosso objetivo no momento é garantir a segurança dos usuários, evitando riscos de acidentes no futuro - disse o secretário, ressaltando que, sem a remoção, não existe a possibilidade de prosseguir com a instalação da cobertura do novo terminal.

Paralelo a esta etapa, a Prefeitura está concluindo outros serviços que fazem parte da revitalização da Praça da Concórdia, projeto que vem sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. Isso inclui a colocação do piso podotátil e dos novos postes. O piso podotátil é diferenciado com textura e cor visando garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

As obras envolveram também a construção de dois banheiros (um masculino e outro feminino), calçamentos de concreto (intertravado) em torno do Mercado Popular, em frente à agência dos Correios e na frente e lateral do antigo Fórum, entre outras melhorias.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, o projeto de revitalização da Praça da Concórdia está inserido entre as ações do Projeto Urbano Humano e prevê investimentos de R$ 570 mil.

Palavras chaves: OBRAS