09/11/2009

Pré-matrículas para creches podem ser feitas até sexta-feira

Município ganhará mais quatro unidades da rede municipal de ensino

Pré-matrículas para creches podem ser feitas até sexta-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Estão abertas, até o dia 13 de novembro, as inscrições para crianças de zero a três anos nas creches municipais. A efetivação de matrícula das crianças selecionadas acontece no prazo de 16 a 20 de novembro. O calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) estabelece ainda prazos para a realização de pré-matrícula, renovação e matrícula em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o calendário, até o dia 13, acontece também a renovação automática dos alunos da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), inclusive os portadores de necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas do município. Já a pré-matrícula para os novos alunos se estende até o próximo dia 20, e a confirmação dessas matrículas acontece, no prazo de 23 de novembro a 11 de dezembro. O calendário estabelece ainda que no primeiro ano do Ensino Fundamental (antiga primeira série do curso primário) só poderão ser matriculadas crianças a partir de seis anos de idade ou que completarem seis anos até o início do ano letivo (último dia do mês de fevereiro). Para a matrícula na Educação Infantil, as idades exigidas são as seguintes: 1 a 3 anos completos para as crianças de creche e 4 a 5 anos para a pré-escola. Ao divulgar as informações sobre a pré-matrícula nas creches e escolas da rede municipal, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte, reafirmou a determinação da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em melhorar cada vez mais as condições de aprendizado aos alunos das escolas da Prefeitura. Ele lembrou que, entre as realizações ocorridas nos primeiros dez meses deste ano, estão o início das obras da escola e da creche do Loteamento Morada do Contorno, na Região da Grande Alegria, e a construção da nova escola do bairro São Caetano. Além disso, os moradores da Baixada da Olaria vão receber uma creche para 50 crianças – as obras da unidade também já começaram. Outras ações destacadas pelo secretário foram a implantação do novo sistema de transporte escolar dos alunos da zona rural e as melhorias implementadas na merenda escolar. - Essas melhorias estão relacionadas à estrutura das instalações das escolas e às condições de acesso dos estudantes à sala de aula, mas devemos lembrar também outra conquista de grande alcance social implantada este ano pela Prefeitura: o projeto Segundo Turno, através do qual os alunos passaram a contar também com ações culturais, recreativas e sociais – disse João Duarte.
Palavras chaves: PRAZO