04/08/2011

Encontros vão debater propostas para IX Fórum Municipal de Cultura

Pré-Fóruns de Cultura começam na próxima quinta-feira, dia 11

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura promove nos dias 11, 18 e 25 de agosto (quintas-feiras), às 19 horas, no Cine Vitória, os Pré-Fóruns de Cultura do Município, cujo objetivo principal será debater e elaborar propostas que serão apresentadas no IX Fórum Municipal de Cultura, previsto para acontecer no dia 27 de agosto, também no Cine Vitória.

Os três Pré-Fóruns e o Fórum serão realizados através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

De acordo com o presidente da Casa da Cultura, André Whately, os Pré-Fóruns “garantirão a oportunidade do público interessado para apresentar suas idéias e opiniões a respeito das manifestações culturais em Resende”.

Os encontros serão abertos à toda população, especialmente artistas, produtores culturais e educadores. O relatório com as propostas discutidas e aprovadas será apresentado no Fórum Municipal, que é realizado a cada dois anos.

- Este ano, as atividades serão realizadas no Cine Vitória, cuja aquisição pela Prefeitura no ano passado tinha sido relacionada como uma das prioridades da “Carta de Compromisso”.

Elaborado durante a edição do Fórum de Cultura em 2009, esse documento definiu as ações que deveriam ser realizadas pelo Município nos dois anos seguintes (2010 e 2011). Ou seja: com a compra do Cine Vitória, em novembro do ano passado, a Prefeitura tornou realidade uma das propostas aprovadas pelo primeiro fórum de cultura promovido durante a administração do prefeito José Rechuan (DEM) – ressalta Whately.

No dia 11, durante o primeiro Pré-Fórum, será debatido o tema “A Política Pública de Cultura”, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério de Cultura.  Já no dia 18, o tema previsto vai ser “O Financiamento da Cultura”. Além de representantes da Secretaria de Cultura do Estado, esta edição terá ainda a presença de produtores rurais.

A programação estabelece neste dia também o debate sobre a construção do SNC (Sistema Nacional de Cultura), que é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura. O Sistema fixa responsabilidades comuns entre os governos municipal, estadual e federal para administrar recursos e políticas públicas no setor.

Já no terceiro Pré-Fórum, que acontecerá no dia 25, as realizações do Município na área da cultura vão ser debatidas pelo público, dentro do tema “O Fazer Cultural em Resende e Região”.

Entre outros resultados positivos alcançados a partir de 2009 no setor em Resende estão a própria aquisição do Cine Vitória (foto); a reabertura da Escola de Música Maestro Aniceto de Senna; a nova sede da Biblioteca Municipal, o Festival Nacional de Teatro, que incluiu este ano um encontro com artistas consagrados do cenário nacional, como Francisco Cuoco e Du Moscovis; e o carnaval popular promovido no Parque de Exposições.

FÓRUM – A abertura do IX Fórum Municipal de Cultura, no dia 27 de agosto, às 9 horas, contará com as presenças do prefeito José Rechuan; do presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately; e da deputada estadual Inês Pandeló (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A programação prevê também as seguintes atividades: Resumo dos Pré-Fóruns (11 horas), Apresentação Musical (meio-dia), Grupos de Trabalho (14 horas), Organização da “Carta de Compromisso” e escolha dos membros não governamentais do Conselho Municipal de Cultura (16 horas) e encerramento coordenado por André Whately e Júlio Vidal, secretário do Conselho Municipal de Cultura (17 horas).

Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO