19/04/2011

Postos de saúde vão funcionar aos sábados no mês de maio

Unidades realizarão ações voltadas à saúde da mulher

Postos de saúde vão funcionar aos sábados no mês de maio

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou hoje que, durante o mês de maio, todos os postos de saúde e os módulos do Programa de Saúde da Família vão estar abertos aos sábados (dias 07, 14, 21 e 28), de 8 às 16 horas, para atender as mulheres.

O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é disponibilizar às pacientes o exame preventivo de câncer de colo de útero, principalmente às mulheres que trabalham durante a semana e não dispõem de tempo para procurar uma unidade nos dias úteis (segunda à sexta-feira).

- Pensamos inicialmente em realizar um dia D de prevenção, mas para dar a oportunidade do exame a um número maior de mulheres, decidimos promover esta ação preventiva durante todo mês. Toda mulher que já iniciou sua vida sexual, independente da idade, deve realizar o exame pelo menos uma vez por ano. Isso porque, no caso de constatação de algum processo inflamatório, é recomendada a repetição do exame no prazo de seis meses – explicou a diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura, Ana Paula Bueno.

No sábado passado, dia 16 de abril, a Unidade de Saúde da Cidade Alegria abriu excepcionalmente suas portas para a prestação deste mesmo serviço: o exame de colo uterino. Entre 8 e 16h30m, 140 pacientes foram atendidas no posto (foto).

Segundo Ana Paula, três profissionais atuaram na coleta do exame, mas a ação envolveu também acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá.

Os acadêmicos da Estácio de Sá ministraram palestras sobre o câncer de colo de útero, falaram sobre prevenção e ainda ensinaram às mulheres a realizarem o alto-exame para detectar o câncer de mama.

Já os profissionais do DST-AIDS (Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis) destacaram informações sobre prevenção contra essas doenças.

O posto da Cidade Alegria foi o segundo a abrir suas portas em um sábado para a realização de exame preventivo. No dia 19 de março, a unidade do Manejo atendeu 70 pacientes. Portanto, em menos de um mês, foram 210 mulheres beneficiadas com este atendimento em um sábado.

O exame é considerado simples pelos profissionais de saúde e precisa ser feito por toda mulher pelo menos uma vez por ano para prevenir o câncer de colo uterino, uma das maiores causas de mortalidade feminina. Ele deve ser realizado no início da vida sexual da mulher e ao longo dos anos, mesmo após a menopausa.

O exame consiste na coleta de células uterinas, que são enviadas para análise em laboratório, unidade responsável pela verificação se elas estão normais ou existe alguma alteração. O diagnóstico precoce possibilita um tratamento adequado, ágil e mais eficiente.

Palavras chaves: PREVENÇÃO