13/05/2011

Programa Sábado Saudável acontece em 23 unidades médicas

Postos de saúde ficam abertos de 8 às 16 horas neste sábado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em quatro dos 23 postos de saúde que estarão abertos neste sábado, dia 14 de maio, de 8 às 16 horas, para a segunda edição do Programa Sábado Saudável, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a vacinação contra a gripe (foto). As unidades que vão oferecer este serviço são as seguintes: Manejo, Cidade Alegria, Paraíso e Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela). Devem ser imunizados contra a gripe os idosos a partir de 60 anos, profissionais da área de saúde, gestantes em qualquer período da gravidez e crianças de seis meses a menores de dois anos (um ano 11 meses e 29 dias). - Nossa meta é vacinar em Resende um total de 19.239 pessoas em toda a campanha, que começou há duas semanas. Desde o dia 25 de abril, estamos promovendo a imunização em todas as unidades de saúde e através de postos volantes na Zona Rural. Neste sábado, durante o desenvolvimento das atividades do Programa Sábado Saudável, teremos quatro postos de saúde para aplicar as doses da vacina contra a gripe – disse o titular da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Daniel Brito. Lançado pela Prefeitura no sábado passado, através de uma ação integrada entre três secretarias municipais (Saúde, Educação e Assistência Social), o Programa Sábado Saudável voltará a acontecer neste sábado (14 de maio) em postos de saúde localizados na área urbana e nas comunidades rurais, colocando à disposição do cidadão os mesmos serviços oferecidos na primeira edição do programa. A iniciativa tem como objetivos facilitar o acesso dos moradores de Resende aos serviços públicos e aproximar cada vez mais a Prefeitura do dia-a-dia do cidadão. Outros serviços disponibilizados pelo Sábado Saudável na área de saúde serão o exame de prevenção contra o colo do útero, a aferição da pressão arterial, a realização de curativos, a aplicação de injeções, exercícios de massoterapia e orientações sobre prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Além de continuar inscrevendo cidadãos para os programas sociais da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social cadastrará, neste sábado, jovens interessados em participar de cursos de qualificação profissional promovidos gratuitamente pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em parceria com a Prefeitura. A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, explica que, entre os cursos oferecidos, estão Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Costureiro e Técnico de Enfermagem. Para ter acesso aos cursos, os interessados devem possuir renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 817,50) e estar cursando, ou ter concluído, o Ensino Fundamental. - Teremos ainda o projeto da Brinquedoteca nos postos de saúde do Manejo e do Paraíso durante todo o horário de realização do Programa Sábado Saudável. Dessa maneira, vamos oferecer atividades recreativas para as crianças enquanto seus pais ou responsáveis estiverem sendo atendidos pelos outros serviços nestas duas unidades – disse Marly. O Programa Sábado Saudável será realizado neste sábado nos postos de saúde da Fazenda da Barra I, II e III; Itapuca; Baixada da Olaria; Cabral, Vila Vicentina/Santo Amaro; Visconde de Mauá; Pedra Selada; Vila da Fumaça; Morro do Cruzeiro; Engenheiro Passos; Paraíso; Jardim Beira-Rio/Jardim Alegria; Surubi; Novo Surubi; Serrinha do Alambari; Capelinha; São Caetano; Cidade Alegria; Manejo; Jardim Primavera; e Resende.
Palavras chaves: ATENDIMENTO MÉDICO