28/02/2013

Mais de 800 pessoas serão beneficiadas com as obras

Postos de saúde da Fumaça e de Rio Preto serão reformados e ampliados

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito de Resende, José Rechuan, anunciou nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, as obras de reforma e ampliação das unidades de Saúde da Família da Fumaça e de Rio Preto. Os serviços terão início em março e vão beneficiar 310 famílias, o que corresponde a 875 pessoas.

As obras incluem reforma geral, com a troca das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, recuperação de telhado, readequação do espaço interno e climatização. A recepção também vai ganhar cadeiras novas e televisão.

Além disso, os postos serão ampliados, com a construção de novos consultórios odontológicos e de fisioterapia, salas para vacinas, para esterilização, nebulização e para curativos e banheiros adaptados para deficientes.

As obras estão orçadas em R$ 136.126,34 (Rio Preto) e R$ 84.757,03 (Fumaça), custeadas por recursos federais, obtidos pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde, via Fundo Municipal de Saúde. A previsão da Secretaria de Saúde é de que as reformas sejam concluídas em seis meses. Durante esse período, os moradores de Fumaça serão atendidos na rua Leopoldo Nunes Teixeira, 311. Já os pacientes de Rio Preto receberão atendimento em espaço na Igreja Sagrado Coração de Maria, ao lado da escola municipal.

Cada unidade conta com uma equipe formada por um médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapia, agentes comunitários, entre outros.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, essas melhorias nas instalações físicas das unidades visam a oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e a proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

- Já realizamos reforma e ampliação em quase todos os postos de saúde da zona urbana do município e neste ano vamos iniciar as obras das unidades da zona rural - explicou Brito.

Na avaliação do secretário, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravamentos de saúde, desafogando, dessa forma, o atendimento nas unidades de emergência.

- Os módulos do Programa Saúde da Família são responsáveis pelos trabalhos de prevenção, ou seja, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, da vacinação das crianças e a realização de exames preventivos para mulheres - enumerou.

Os moradores também tem à disposição na unidade consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização. Desde 2009, todos os postos de PSF contam ainda com atendimento odontológico e fisioterapia.

- Além disso, é importante acrescentar que nas unidades da zona rural os pacientes podem marcar consultas em especialidades, podem fazer o cartão do SUS, além de colher exames laboratoriais e receber o resultado do exame, sem precisar se deslocar ao centro do município, graças à informatização da rede - ressaltou Daniel Brito.

Outra unidade de saúde com obras em andamento é o módulo de PSF do bairro Paraíso, que vão beneficiar cerca de 5.200 pessoas que são atendidas no local. Ainda neste ano, a Prefeitura espera iniciar as obras de reforma e ampliação do Posto Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela) e dos postos da Serrinha e de Mauá.

Palavras chaves: SAÚDE