Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

19/07/2012

Postos de saúde abrem para o terceiro Sábado Saudável deste ano

Unidades oferecem exames preventivos para as mulheres e orientações para o autoexame do câncer de mama

Postos de saúde abrem para o terceiro Sábado Saudável deste ano

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Secretaria Municipal de Saúde abre as portas das unidades de saúde do Município neste sábado, dia 21 de julho, para o Programa Sábado Saudável, que está sendo realizado durante todo o mês em 24 unidades de saúde, das 8h às 16h. Este será o terceiro sábado de realização do programa em 2012, que foi lançado no ano passado para facilitar o acesso das mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo de realizar os exames preventivos de câncer de colo de útero.

   Segundo a diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, o programa atendeu 357 mulheres no primeiro sábado, dia 07 de julho, e 432 no último sábado, dia 14. Em 2011, durante o programa foi atendido um total de 1.208 mulheres.

   - Nos dois primeiros sábados deste mês já tivemos uma procura maior do que a registrada nas duas primeiras edições do programa no ano passado, quando 205 mulheres procuraram pelo atendimento no primeiro sábado, e 347 fizeram os exames no segundo sábado. Este crescimento na procura mostra que as mulheres estão mais conscientizadas da necessidade de cuidar de sua saúde e demonstra ainda que acertamos ao abrir as portas das unidades aos sábados para atender aquelas que não tinham tempo durante a semana - avaliou Ana Paula Bueno, lembrando que o último Sábado Saudável do ano acontece no próximo dia 28, mas que as mulheres podem continuar procurando as unidades durante a semana para a realização dos exames preventivos.

   No programa, além dos exames preventivos de câncer de colo de útero, são realizadas palestras de educação em saúde com temas variados, entre os quais orientações para a realização do autoexame para prevenção do câncer de mama e outros assuntos relacionados ao universo feminino. Os resultados do exame serão entregues num prazo de 15 a 30 dias a partir de sua realização.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados