01/07/2013

Postos de saúde abrem no mês de julho aos sábados para realização de preventivos

São 24 unidades de saúde abertas neste sábado, das 8h às 16h

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

No mês de julho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mais uma edição do Sábado Saudável, com a abertura de todas as unidades de saúde de Resende para a realização do exame preventivo de câncer de colo do útero. Na ocasião, as mulheres farão o exame para detecção do câncer de mama e receberão também orientações para o autoexame.

Todos os sábados do mês, dias 6, 13, 20 e 27 de julho, 24 postos de saúde estarão abertos, das 8h às 16h: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi, Novo Surubi, São Caetano, Paraíso (Policlínica), Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Engenheiro Passos, Serrinha/Capelinha. As moradoras de Rio Preto, Bagagem e Fumaça devem procurar as unidades de Pedra Selada e Fumaça.

- A abertura dos postos aos sábados foi um grande sucesso em 2011 e 2012. No ano passado, foram realizados 1.785 exames preventivos e, neste ano, esperamos ultrapassar esse número. Queremos conscientizar as mulheres sobre a importância do preventivo - salientou a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno.

A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana e não tem tempo de procurar as unidades de saúde no horário normal de funcionamento para o exame de rotina.

O preventivo é oferecido a todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade e até mesmo por mulheres que já entraram no período da menopausa. Quem foi submetida à cirurgia de retirada do útero também pode procurar as unidades.

Segundo a superintendente, as consultas podem ser agendadas com antecedência, mas qualquer mulher que chegar ao posto dentro do horário será atendida, mesmo sem marcação. Mas para isso, elas precisam observar alguns cuidados como: não estar menstruada, evitar ter relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal.

- Os resultados dos exames serão entregues em 15 dias, no posto onde o exame foi realizado - explicou Ana Paula Bueno.

Palavras chaves: PREVENÇÃO