06/07/2012

Postos de saúde abrem durante julho para o Sábado Saudável

Unidades oferecerão exames preventivo e orientações às mulheres

Postos de saúde abrem durante julho para o Sábado Saudável

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retoma neste mês de julho uma ação que teve um grande alcance em maio de 2011: o Programa Sábado Saudável, que nesta edição oferecerá exames preventivos de câncer de colo de útero e orientações de prevenção ao câncer de mama, ensinando às mulheres a realizar o auto-exame que pode detectar a doença precocemente.

Todos os sábados do mês, dias 07, 14, 21 e 28 de julho, 24 unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 16 horas, para a realização dos exames: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi (atendendo também Novo Surubi), São Caetano, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada (Zona Rural), Fumaça (Zona Rural), Engenheiro Passos, Serrinha/Capelinha e ainda o Ambulatório Especializado da Mulher.

- Em 2011, durante quatro sábados do mês de maio realizamos o Sábado Saudável e alcançamos a marca de 1.208 exames preventivos. Esperamos que essas mulheres retornem às unidades para fazer o exame, que deve ser feito uma vez por ano, e também aquelas que ainda não fizeram o procedimento entendam a importância do exame para a prevenção do câncer - explicou a diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, salientando que o preventivo é oferecido a todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade, e até mesmo por mulheres que já entraram no período da menopausa.

Segundo Ana Paula, a abertura dos postos aos sábados é uma conquista para as mulheres que trabalham fora e não têm tempo de procurar uma unidade de saúde para fazer exames de rotina durante a semana. Ela explica ainda que as consultas podem ser agendas nas unidades que prestarão o serviço, mas qualquer mulher que chegar ao posto nestes dias, dentro do horário previsto, será atendida, mesmo que não tenham marcado o exame com antecedência. Para isso, no entanto, elas precisam observar alguns cuidados: não estar menstruada, não ter tido relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal, o que pode comprometer o resultado do exame.

- Os resultados do exame serão entregues num prazo de 15 a 30 dias. A mulher deve ficar atenta, pois elas poderão fazer o exame em qualquer uma das unidades, mas só poderão retirar o resultado no local onde o exame foi feito, independente do bairro onde resida - explicou a diretora, destacando que cerca 100 profissionais da Secretaria de Saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e recepcionistas estarão envolvidos na ação.

Palavras chaves: SAÚDE