12/04/2012

Posto de Saúde do Jardim Beira-Rio é considerado Unidade Amiga da Amamentação

Posto da Baixada da Olaria foi o primeiro a ganhar o certificado

Posto de Saúde do Jardim Beira-Rio é considerado Unidade Amiga da Amamentação

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende acaba de conquistar seu segundo certificado de Unidade Básica Amiga da Amamentação. Desta vez o posto de saúde escolhido para receber o prêmio foi o módulo do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Beira-Rio (foto), que atende também os moradores do Jardim Alegria. Nesta unidade, são atendidas atualmente 20  gestantes e puérperes (mães que estão em fase de amamentação).

O título é concedido pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro às unidades de saúde que conseguem implantar os "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação". No ano passado, o posto de saúde da Baixada da Olaria tinha sido premiado com o título.

Na terça-feira passada, dia 10 de abril, técnicos do Governo do Estado estiveram no posto de saúde do Jardim Beira-Rio para avaliar o cumprimento dos passos destinados à amamentação, estabelecidos  pela  resolução estadual número 2673/2005, que implantou a IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) no Estado do Rio. A visita dos técnicos representou o passo final para a concessão do título. A premiação desta unidade já foi confirmada pelas autoridades estaduais e a data de entrega do título será anunciada nas próximas semanas.

- Durante a realização desta visita, os técnicos avaliaram se a unidade está cumprindo cada um dos dez passos. Para isso, eles realizaram entrevistas com toda a equipe de profissionais do módulo do Programa Saúde da Família do Jardim Beira-Rio, desde a auxiliar de serviços gerais aos médicos, passando pelos dentistas, uma vez que todos os funcionários precisam estar comprometidos com as ações. Eles fizeram ainda entrevistas com as gestantes e mães para saber se elas receberam de forma correta as orientações sobre a importância da amamentação - explicou a diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura, Ana Paula Bueno.

Segundo a diretora, toda unidade de saúde que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Criança. Entre os dez passos para o sucesso da amamentação se destacam o seguinte: ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; treinar toda a equipe de saúde para implementar essa norma; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães, entre outros procedimentos.

A entrega do certificado de Unidade Amiga da Amamentação para o posto de saúde da Baixada da Olaria ocorreu em junho de 2011, numa cerimônia realizada na própria unidade.O processo de certificação de uma unidade para o recebimento do título de Amiga da Amamentação demora aproximadamente oito meses para ser realizado, começando pela capacitação de toda a equipe. A partir daí, as unidades recebem um prazo máximo de um mês para colocar os dez passos em prática.

Em seguida, acontecem as etapas de pré-avaliação e caso o resultado seja positivo, a Secretaria Estadual e Saúde realiza a avaliação global, que é o procedimento realizado esta semana no posto de saúde do Jardim Beira-Rio.

Palavras chaves: RECONHECIMENTO