29/06/2012

Posto de saúde da Liberdade conta com elevador e terá exames de eletrocardiograma

Obra beneficiou 3.800 moradores dos bairros Liberdade e Santa Cecília

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e o Secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguraram na última quinta-feira, dia 28 de junho, a unidade do Programa Saúde da Família do bairro Liberdade. As obras aconteceram por meio de um convênio entre o governo municipal e o Ministério da Saúde. Em seu discurso, o prefeito destacou que, desde 2004, o projeto para a construção do posto estava em Brasília.

- Na época, não houve interesse político para dar andamento ao processo junto ao governo federal. Mas a nossa administração entendeu que os moradores da Liberdade precisavam de uma unidade de saúde e realizamos mais essa obra para a população - destacou.

Rechuan acrescentou outras obras importantes na área da saúde, inauguradas pelo atual governo, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Ambulatório Especializado da Mulher, Hospital da Criança e reforma da recepção do Hospital de Emergência.

- Todos esses investimentos foram feitos sem que a Prefeitura precisasse aumentar o IPTU, mas com planejamento e uma gestão eficiente, que destina os recursos para onde realmente a população necessita. Prova disso é que acabamos de ganhar o Prêmio Prefeito Amigo da Criança em Brasília, que também avaliou ações da saúde e é um reconhecimento pelo nosso trabalho - finalizou.

Já o secretário de Saúde, Daniel Brito, ressaltou que o módulo do Programa Saúde da Família da Liberdade faz parte de um planejamento elaborado pelo governo municipal em 2009, que prevê um total de cinco novas unidades de saúde, além das reformas.

- Tenho certeza de que a Prefeitura de Resende é a que mais investe na área da saúde. E essas obras não são apenas uma casca de ovo. O atendimento também é feito com qualidade. Tanto que ganhamos vários prêmios, como os títulos de Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), já conquistados por três postos de saúde; o Prêmio Brasil Sorridente, que considerou a nossa Saúde Bucal como a melhor do estado, além do Prêmio Prefeito Amigo da Criança - lembrou Brito.

Localizado na rua Barão do Rio Branco, o módulo de Saúde da Família vai beneficiar cerca de mil famílias, totalizando 3.800 moradores dos bairros Liberdade e Santa Cecília. A unidade conta com consultórios médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensário de Medicamentos, entre outros, além de recepção com ar condicionado e televisão. O posto vai oferecer também exames de eletrocardiograma.

As obras começaram em 2010, por meio de um convênio entre o governo municipal e o Ministério da Saúde. Mais de R$ 400 mil foram gastos na construção da unidade, que tem dois pavimentos e um elevador, destinado aos pacientes com dificuldades de locomoção.

Vão atuar no módulo do Programa Saúde da Família da Liberdade oito agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, recepcionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

Palavras chaves: SAÚDE