27/01/2014

Posto de saúde da Baixada da Olaria recebe ação informativa sobre Hanseníase nesta quinta-feira

Doença tem tratamento gratuito na rede pública

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 9 horas, no Posto de Saúde da Baixada da Olaria uma ação informativa, com distribuição de materiais que abordam o que é a Hanseníase, como acontece a transmissão, os sintomas e as formas de tratamento. O conteúdo informa ainda sobre a possibilidade de a doença causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

       Além das informações sobre a doença, vamos aproveitar para divulgar o trabalho do Programa de Hanseníase, que atende gratuitamente pacientes do município, e reforçar a importância do diagnóstico precoce - afirma a coordenadora do Serviço de Atenção Integral em Dermatologia e Pneumologia Sanitária (SAI), Alyne dos Passos Reis.

O Programa funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 16h30min, na sede provisória do SAI, que fica na Rua Coronel Rocha Santos, 43, no bairro Jardim Brasília. A equipe multiprofissional é formada por dermatologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, técnico de laboratório e técnico de enfermagem. O programa distribui também os medicamentos necessários para garantir o tratamento dos pacientes.

Além disso, essas pessoas e seus familiares são acompanhados durante cinco anos, o que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Uma vez por mês as famílias participam ainda de grupos de autocuidado, onde têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a doença.

Outra ação importante desenvolvida pelo programa é a capacitação permanente dos profissionais da rede de saúde, principalmente da saúde básica. Neste ano, a equipe também estará no Programa Saúde na Escola para avaliar as crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele, que sempre apresentam alteração de sensibilidade, e podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo. As lesões podem ser lisas ou elevadas.

Outros sintomas são: caroços avermelhados ou acastanhados, áreas da pele que formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Esses sinais podem se localizar em qualquer parte do corpo. Os locais de maior incidência são no rosto, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.

A hanseníase é fácil de diagnosticar, de tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente. Quem tiver alguma dúvida pode procurar diretamente o programa, sem necessitar de encaminhamento da rede básica, ou ligar para o telefone 3354-6801.

Segundo a coordenadora do programa, em Resende, os profissionais da rede de saúde conseguiram ampliar o acesso ao tratamento, identificando os sinais e sintomas da doença para garantir o diagnóstico precoce.

No município, o coeficiente de prevalência de hanseníase é de 1,5/10.000 habitantes. Apesar de o índice ser considerado de média magnitude, está abaixo do coeficiente nacional, que é de 1,7/10.000 habitantes na população geral do país.

Palavras chaves: SAÚDE