14/03/2011

Posto da Baixada da Olaria pode se tornar Unidade Amiga da Criança

Título é concedido às unidades que promovem o aleitamento materno

Posto da Baixada da Olaria pode se tornar Unidade Amiga da Criança

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura está muito perto de conquistar para o módulo do Programa de Saúde da Família da Baixada da Olaria (foto) o primeiro título de Unidade Básica Amiga da Criança do Município.

Este título está sendo pleiteado pela Secretaria Municipal de Saúde junto à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

Recentemente, a equipe técnica da secretaria estadual realizou uma pré-avaliação a fim de constatar se a unidade implantou os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”.

Os passos exigidos foram estabelecidos pela Resolução número 2673/2005, responsável pela implantação da IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) no Estado do Rio.

- Durante esta pré-avaliação, os funcionários da unidade da Baixada da Olaria tiveram que responder a um questionário. Além disso, uma mãe fez uma demonstração de amamentação, através da qual é verificada se estamos ensinando a elas a forma correta de amamentar. O resultado foi positivo. Estamos agora aguardando uma nova visita, quando será realizada uma avaliação global para analisar se estamos cumprindo os dez passos. A Prefeitura confia na conquista deste título -  – explicou a diretora de Atenção Básica em Saúde do Município, Ana Paula Bueno.

Segundo a diretora, toda unidade de saúde que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Criança.

Entre os dez passos exigidos estão os seguintes: treinamento de toda a equipe da unidade de saúde para implementar esta norma; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães, procurando envolver os familiares.

Na Baixada da Olaria todos os funcionários – enfermeiras, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas e auxiliares de consultório dentário – receberam treinamento, com duração de 24 horas, ministrado pela equipe da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da nutricionista Roberta Soares e da fonoaudióloga Luciana Crivelas.

O treinamento teve o auxílio de material didático utilizado pela própria Secretaria de Saúde do Estado. Depois de treinados, os funcionários passam a treinar as gestantes e mães em fase de amamentação, uma vez que a iniciativa deve envolver toda a comunidade atendida pelo módulo do Programa Saúde da Família.

Palavras chaves: SAÚDE