04/04/2012

Posição de Resende como pólo de desenvolvimento é reafirmada em encontro no Rio de Janeiro

Prefeitura: “Município preparou a infra-estrutura para o crescimento”

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A posição de Resende como um dos pólos principais do interior fluminense para o desenvolvimento econômico foi reafirmado em um encontro realizado esta semana no Rio de Janeiro sobre o tema "Pólos de Desenvolvimento e Oportunidades de Investimentos no Rio de Janeiro". Promovido pela Lide, associação formada por empresários que atua pela integração entre empresários, organizações e entidades privadas visando o fomento de negócios e o apoio ao incremento econômico do país, o encontro ocorreu no Copacabana Palace e teve como convidado o prefeito José Rechuan (PP).

O tema do encontro, cuja realização contou com o apoio de empresas da região Sul Fluminense, entre eles a Man Latin América e a CSA Peugeot Citroen, foi destacado durante uma palestra proferida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno. Ele enfatizou as potencialidades do estado para o crescimento nos setores automotivo, siderúrgico, gás natural e de logística, salientando que até 2013 o território fluminense deverá receber 102 bilhões de dólares em investimentos.

Para Rechuan, o posicionamento de destaque da cidade de Resende no cenário estadual da economia ganhou um impulso ainda mais considerável no ano passado com o anúncio da instalação da montadora Nissan no Município e a expansão da Man Latin America.

A confirmação da Nissan e a ampliação da MAN ocorreram em outubro do ano passado, durante cerimônias realizadas, respectivamente, no Palácio das Laranjeiras (Rio de Janeiro) - foto, e no Palácio do Planalto (Brasília), ambas com as presenças do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão (os dois do PMDB) e do prefeito José Rechuan (PP). A solenidade em Brasília teve a participação da presidente Dilma Rousseff (PT).

- Os resultados positivos alcançados pela Prefeitura dentro da sua proposta de promover o crescimento econômico aliado à preservação da qualidade de vida do povo de Resende têm sido acompanhados pelo nosso esforço em garantir a infra-estrutura necessária para atrair os investimentos que estamos conquistando. Antes de confirmar oficialmente sua vinda para Resende, executivos da Nissan, por exemplo, visitaram algumas unidades de saúde e de ensino para conhecer o atendimento disponibilizado por estes dois setores à população - declarou o prefeito.

Rechuan reafirmou ainda a importância das ações realizadas conjuntamente entre a Prefeitura e o Governo do Estado pela melhoria dos serviços públicos prestados à população de Resende. Ele lembrou que este trabalho de mãos dadas vem proporcionando resultados positivos em vários setores, como saúde, turismo, meio ambiente, asfaltamento, infra-estrutura, segurança pública e desenvolvimento econômico, entre outras áreas.

- A nossa preocupação tem sido preparar a cidade para o crescimento populacional que Resende certamente vai registrar com a implantação de novas empresas e a expansão dos empreendimentos já existentes. Basta lembrar que, com a entrada em funcionamento da Nissan, o Município provavelmente terá num futuro bem próximo um acréscimo de aproximadamente 20 mil pessoas em sua população, incluindo funcionários da montadora e de seus funcionários - concluiu Rechuan.

Palavras chaves: NOVAS EMPRESAS