25/08/2011

Portadores de Deficiência: Município realiza encontros com pais e profissionais do setor

Mãe de estudante reconhece qualidade de educação especial oferecida pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dentro do programa da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que vem sendo promovida pela Prefeitura desde segunda-feira, dia 22 de agosto, o prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, participaram também, nesta semana, no auditório do Hotel Vila Rica Flat (Centro), de um encontro com aproximadamente 60 pais de alunos especiais matriculados na rede de ensino do Município (foto). A Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência tem por finalidade destacar a importância das iniciativas de acessibilidade e inclusão na sociedade deste segmento da população. Segundo Rechuan, desde 2009 “a Prefeitura lançou o desafio de adaptar as escolas municipais e promover discussões que tivessem como objetivo planejar mudanças para o futuro, tanto na questão da inclusão, quanto da acessibilidade”. - Cada comunidade possui uma realidade diferente e trabalhamos dentro destas características para desenvolver as ações. Atualmente, nossas crianças estão sendo atendidas por profissionais de educação preparados e qualificados para prestar os atendimentos necessários – ressaltou Rechuan. A reunião foi encerrada com uma palestra realizada pela psicóloga do SENAI, Márcia Mendes, que promoveu diversas atividades e dinâmicas com os pais. Segundo a secretária Soraia Balieiro, o encerramento da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece no sábado, dia 27, às 10 horas, com a inauguração das obras de reforma da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio, que passa a ser denominada como Escola Municipal Bilíngüe Rompendo o Silêncio. Na manhã desta quinta-feira, dia 25, o prefeito participou de um café da manhã no Centro Administrativo da Beira-Rio com profissionais que trabalham com alunos portadores de deficiência. O café da manhã fez parte do “Programa Bom Dia, Prefeito”. Na opinião de Sônia Esteves dos Santos, mãe de uma aluna especial matriculada no Colégio Getúlio Vargas, em abril do ano passado ela optou em transferir sua filha da rede particular para a pública, pois entendeu que os atendimentos na rede municipal estavam mais focados para as necessidades. - Hoje minha filha participa de lições desenvolvidas pela professora, voltadas para a aprendizagem escrita. Todas as atividades têm uma finalidade e estão contribuindo muito para o desenvolvimento dela – afirmou Sônia.
Palavras chaves: VALORIZAÇÃO