11/05/2012

População vai escolher semifinalistas do Festival Cercanias de Música Popular

As duas músicas mais votadas vão representar Resende na etapa regional

População vai escolher semifinalistas do Festival Cercanias de Música Popular

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Já estão disponíveis no site da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br), para votação popular, as 10 músicas selecionadas para participar da Seletiva Resende do Festival Cercanias de Música Popular. O festival é uma realização da Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços, em parceria com os municípios fluminenses, paulistas e mineiros que compõem o Consórcio Cercanias. As duas músicas mais votadas representarão a cidade na semifinal do festival. Já a terceira e a quarta colocadas ficarão como suplentes e entrarão na briga, caso as duas primeiras não possam concorrer.

A votação, que é exclusiva via internet, pode ser feita até o próximo dia 20 e, acessando o site, os internautas terão a possibilidade de ouvir na íntegra todas as 10 músicas concorrentes, que são: O Quintal (de Fábio Silva Nunes); A Canção que Fez o Tempo Parar (Fábio Monteiro; Jardim do Céu (Tamiris Oliveira dos Santos e Laurens Lourens Rocha); O Cirque Du Soleil (Paco Richard Gerritts); Intuição (Fernando Troina); O Índio Puri (Kal Venturi e Hélcio Drummond); No Brilho do Seu Olhar (Marcus Vinícius Teodoro Silva); O Amor Invisível (Diego Nogueira da Silva Bernardo); A Comida (André Camões); e Verdes Sinais (Ricardo Esch Gomes).

As inscrições para o Festival Cercanias de Música Popular foram abertas no dia 23 de abril e se encerraram no dia 4 de maio. No total, foram recebidas pela Fundação Casa da Cultura 30 composições inéditas de autoria de músicos resendenses. As 10 músicas que disputarão o voto popular foram selecionadas por um juri técnico escolhido pela Fundação, que avaliou os quesitos música, letra, afinação, ritmo e interpretação.

As semifinais acontecem nos dias 31 de maio e 1º de junho, às 19 horas, no Parque das Águas, dentro da Programação do Projeto Cercanias. Já a grande final será realizada no dia 2 de junho, no mesmo local e horário. A premiação para as músicas vencedoras será de R$ 3 mil para o primeiro lugar; R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado, mais troféus. Haverá receberão troféus o melhor interprete e melhor instrumentista.

- O objetivo do festival é incentivar a produção musical, revelar talentos e valorizar os artistas das cidades que fazem parte do Consórcio Cercanias. Resende possui fortes representantes, que terão a oportunidade de mostrar seu trabalho para um grande público - avaliou o presidente da Casa de Cultura, André Whately.

O Consórcio Intermunicipal Cercanias, lançado em 2009, é formado por 15 cidades localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais próximas à Resende, como Areias (SP) e Itamonte (MG), além das cidades da Região das Agulhas Negras. De acordo com o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, o objetivo do consórcio é unificar todos os municípios e trabalhar regionalmente para levar desenvolvimento aos seus integrantes, principalmente nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, turismo, inclusão social, através da qualificação da mão-de-obra, e cultura. "Neste sentido, o Festival de Música vem atender a um destes objetivos, incentivando os músicos de cada cidade participante a revelar seu talento" - disse.

Palavras chaves: MÚSICA