Assistência Social e Direitos Humanos
19/12/2013
População de rua ganha almoço especial de Natal
Centro de Referência oferece alimentação, espaço para higiene, entre outros serviços
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O final de ano está chegando e para quem é atendido durante todo o ano pela Prefeitura, pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, via Centro de Referência para População em Situação de Rua (CentroPop), acontece um Almoço Especial de Natal na próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro, a partir do meio-dia.
- Este é um almoço tradicional e neste ano realizamos uma consulta entre os usuários do serviço para definir o cardápio, e pela maioria ficou decidido por um churrasco - comenta o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, destacando que o convite é extensivo a ex-usuários do serviço.
Para todos os moradores de rua são oferecidos: alimentação completa (almoço, jantar e café da manhã); atendimento psicossocial; espaço para higiene pessoal; atendimento individual e grupal; oficinas; e o projeto Cinema, Pensamento e Pipoca, onde são feitas apresentações de filmes e debates. Todas as atividades são realizadas de segunda a sexta, das 8h às 17h.
No Município, os moradores de rua se encontram principalmente, em regiões como o Centro Histórico, Campos Elíseos, Comercial, Paraíso e Manejo. Em períodos diurnos e noturnos, são abordados por equipes do Serviço de Abordagem Social, que procuram conversar e oferecer os serviços da rede.
- Eles não são obrigados a aceitar o apoio do CentroPop, então é feito todo um trabalho de convencimento, até que aceitem a ajuda - comenta o secretário Alfredo.
Segundo dados fornecidos do CentroPop, o perfil dos atendimentos mostra que a população que vive nas ruas da cidade é em sua grande maioria homens, com idade entre 30 e 45 anos, sendo 90% moradores do próprio Município, que saíram de casa por conta de problemas relacionados à dependência química e/ou rompimento familiar.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL