02/12/2009

Prefeitura destaca ações no turismo em 2009

Pontos turísticos de Resende vão ser divulgados nas escolas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nos primeiros 11 meses deste ano, a Diretoria de Turismo da Prefeitura de Resende tornou realidade várias ações visando incrementar o setor turístico como atividade econômica. A afirmação foi feita hoje pelo prefeito José Rechuan (DEM), ao fazer um balanço do trabalho da Diretoria, que é subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Entre as ações destacadas pelo prefeito estão as seguintes: criação do FUTURES (Fundo de Turismo de Resende); a reativação do Conselho Municipal de Turismo; a participação de Resende em eventos do setor nos âmbitos estadual e federal, entre eles o Salão Nacional de Turismo, realizado em São Paulo; o apoio à realização da Festa do Pinhão; e o encaminhamento de um projeto ao Ministério do Turismo pela Prefeitura de Resende, que resultou na liberação de recursos federais para o Festival de Inverno. Pela primeira vez, o evento, cuja organização foi feita de forma conjunta pelos quatro municípios da Região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), contou com apoio financeiro da União. - O nosso município é detentor de um patrimônio turístico muito importante. As belezas naturais de Mauá, os casarões em estilo colonial, a Cachoeira da Fumaça e a Serrinha do Alambari, por exemplo, são apenas algumas das nossas riquezas naturais e ambientais que colocam Resende em evidência no cenário do interior fluminense. Portanto, o Poder Público deve trabalhar pelo incremento deste setor de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social da cidade – disse Rechuan, lembrando que, segundo levantamentos do Governo Federal, o turismo é uma das principais fontes geradoras de empregos no país. A diretora de Turismo da Prefeitura, Andréia Kuhnen, aponta a elaboração de um mapa turístico da cidade e a legalização de estabelecimentos do setor junto à TURISRIO (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), entre eles hotéis e pousadas, como “outras conquistas importantes do segmento em 2009”. A produção do mapa turístico foi proveniente de uma série de ações que culminou na elaboração da identidade turística de Resende, cujo slogan aprovado se denomina “Resende dos Vales, Rios e Montanhas”. - O mapa turístico da cidade deverá ser adquirido pelos hotéis e pousadas, facilitando dessa maneira a indicação e a localização dos pontos turísticos. A expectativa é de que, com isso, aumente o interesse do turista pela nossa região – disse Andréia. Segundo a diretora de turismo da Prefeitura, o lançamento do Projeto “Turismo nas Escolas” será uma das próximas ações do setor. Já aprovada pelo prefeito José Rechuan, esta iniciativa pretende fazer com que os estudantes do Município conheçam os atrativos turísticos da região. No entendimento do Conselho Municipal de Turismo, “é preciso reforçar a divulgação junto aos moradores de Resende sobre o patrimônio turístico da cidade”. - O Conselho diagnosticou, durante uma oficina técnica realizada no começo deste ano, que a maioria da população resendense não conhece os atrativos turísticos da região em que mora. Levando o turismo para as escolas, queremos despertar nas crianças, adolescentes e jovens o interesse pelo turismo, fazendo com que eles se sintam motivados a conhecer o potencial do Município dentro deste segmento – concluiu Andréia. * Na foto, a Pedra Sonora, localizada na Serrinha do Alambari e um dos atrativos principais do turismo em Resende.
Palavras chaves: BALANÇO