19/11/2014
Ponto Facultativo: Serviços essenciais terão esquema de plantão no feriado
Atendimento ao público no Centro Administrativo volta na segunda
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira, dia 21 de novembro, devido ao feriado da Consciência Negra, que acontece nesta quinta-feira, dia 20 de novembro. Em razão disso, o atendimento ao público no Centro Administrativo da Beira Rio (Sede da Prefeitura) vai até as 17 horas desta quarta-feira (dia 19), sendo retomado às 8 horas da próxima segunda-feira (dia 24 de novembro).
De acordo com o decreto, os órgãos que prestam serviços essenciais devem funcionar em esquema de plantão para atender a população.
Na Saúde, por exemplo, as unidades de urgência e emergência seguem em escala de plantão 24 horas. No Hospital de Emergência fazem parte da equipe de plantão médico clínico geral, pediatra, cirurgião, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de especialistas de sobreaviso.
Já na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade Alegria, a população terá à disposição um médico clínico geral e um médico pediatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalham com o apoio de uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Outro local de plantão será o Pronto Atendimento do Paraíso que terá equipe formada por um enfermeiro, dois auxiliares ou técnicos de enfermagem e um médico clínico geral. A Central de Ambulâncias também mantém a escala e pode ser acionada pelos telefones 192 ou (24) 3381-4493.
Para atender desastres e outras situações de emergência, a Defesa Civil continua com o sistema de atendimento 24 horas, através do número 199. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária terá uma equipe para atender eventuais situações de urgência nas estradas rurais. Os contatos podem ser feitos através do telefone 199, da Defesa Civil, que fará os contatos.
O calendário de coleta de lixo do Município seguirá normalmente durante o feriado. A Guarda Municipal também estará de plantão, com a vigilância em escolas, postos de saúde e parques da cidade.
Palavras chaves: ADMINISTRAÇÃO