° Minº Max

Travessia foi construída na década de 1970

Ponte Nova: uma das obras de Alceu Paiva como secretário municipal

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Durante o exercício do cargo de secretário municipal de Obras, na gestão do ex-prefeito José Marco Pineschi, que ocupou um “mandato tampão” de dois anos à frente da Prefeitura de Resende, o coronel Alceu Paiva coordenou diretamente a construção da Ponte Tácito Viana Rodrigues (foto), que liga a Praça da Concórdia, no Centro de Resende, ao trevo de Campos Elíseos localizado hoje em frente ao Supermercado Royal.

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Resende João Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal durante o governo de Pineschi, destaca a eficiência administrativa e a seriedade demonstradas por Alceu Paiva em sua vida familiar, pública e profissional.

- O Alceu foi um homem público que serviu à população mais notadamente pelo idealismo de trabalhar em benefício do povo. Se a gente fizer um retrospecto da história de Resende nas últimas décadas, vamos constatar facilmente a presença  dele nos mais variados movimentos a favor do crescimento deste município – declarou João Luiz, vice-prefeito de Resende no segundo mandato de Aarão Soares da Rocha (1973-1977).

Na presidência da ESAMUR, cargo que exerceu entre os anos de 1998 e 2000, Alceu Paiva trabalhou diretamente na ampliação do abastecimento de água potável das regiões da Grande Alegria e da Grande Paraíso.

Estas ampliações ocorreram, respectivamente, através da construção da Estação de Tratamento do bairro Toyota e da instalação de uma estação de tratamento portátil no Bairro Cabral.

O ingresso na carreira militar ocorreu em 1952, como cadete da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), quando passou a fazer parte da Turma Barão do Rio Branco (arma de Engenharia).

Os vários anos de dedicação ao Exército foram reconhecidos por meio de várias honrarias, entre elas uma homenagem concedida pela Câmara Municipal no ano passado (2011), durante as comemorações dos dois séculos de existência da AMAN.

Em 2003, oito anos antes, portanto, da homenagem do Poder Legislativo, Alceu Paiva tinha recebido, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, a Medalha do Mérito Histórico Militar.

O velório do ex-secretário de Obras ocorre na capela da Santa Casa de Misericórdia, e o sepultamento está marcado para amanhã, quarta-feira, dia 25, às 11 horas, no Cemitério Municipal do Alto dos Passos.

Palavras chaves: MEDALHA