16/12/2010
Ponte do Rio Sesmarias deverá ser liberada até segunda-feira
Prefeitura decreta Situação de Emergência em Resende
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
O secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, informou hoje que até a próxima segunda-feira, dia 21, a ponte sobre o Rio Sesmarias, na Avenida Saturnino Braga, próximo à Casa dos Parafusos, deverá estar liberada para o tráfego de veículos.
A travessia está interditada desde ontem (quarta-feira) porque o transbordamento do manancial destruiu o piso de uma das suas laterais e fez com que parte da encosta caísse.
Com o auxílio de duas máquinas retro-escavadeiras e quatro caminhões, 16 operários trabalham no local para recuperar os trechos afetados pela chuva (foto).
Inicialmente, a Secretaria de Obras tinha fixado o prazo de dez dias para a reabertura da ponte, mas a liberação deverá ocorrer antes deste tempo porque o prefeito José Rechuan (DEM) resolveu decretar Situação de Emergência no Município, o que permite uma maior rapidez nos procedimentos voltados às contratações de serviços para a realização das obras necessárias.
A Secretaria trabalha com a possibilidade de já neste fim de semana liberar pelo menos uma das pistas da ponte, garantindo dessa maneira o itinerário dos ônibus intermunicipais e urbanos provenientes de Campos Elíseos.
Com a travessia interditada, estes ônibus estão passando na via sob a Ponte Nova Miguel Couto, de onde é feito o acesso ao Terminal Rodoviário da Rua Pintor Nunes de Paula pela Avenida Presidente Kennedy e Rua Paul Harris (via da agência do INSS).
Rubens Almada reafirmou que as obras de desassoreamento do Rio Sesmarias deverão começar no início de 2011. Ele disse também que a verba federal de R$ 5 milhões para a realização do serviço foi pedida em março deste ano pela administração municipal, autora dos projetos relativos à obra.