07/03/2013

Policlínica do Manejo oferece aos pacientes Ambulatório da Dengue

Posto conta com cadeira de hidratação, coleta de sangue, medicamentos e médico específico

Policlínica do Manejo oferece aos pacientes Ambulatório da Dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde anunciou o início nesta segunda-feira, dia 11 de março, do Ambulatório da Dengue, na Policlínica do Manejo. O serviço disponibiliza um médico clínico geral para atendimento exclusivo de casos suspeitos de dengue, coleta de sangue para exame, cadeiras de hidratação e medicamentos.

No entanto, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, frisa que os pacientes podem continuar procurando qualquer unidade de saúde da rede municipal. Segundo ela, o Ambulatório é mais um serviço para atender as pessoas com sintomas de dengue.

- A Secretaria de Saúde já está preparando a rede para os meses de maio e junho, quando o número de casos da doença tende a aumentar. Nossa intenção é desafogar o Hospital de Emergência e oferecer atendimento específico para dengue mais próximo para os moradores da região do Grande Manejo, que tem uma população numerosa e conta com apenas um módulo do Programa Saúde da Família - explicou a superintendente.

O Ambulatório vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o final de junho. Além de médico clínico geral, o serviço conta com técnicos de enfermagem. A coleta de sangue é realizada no local, e a amostra é enviada ao Laboratório Municipal. O resultado fica pronto, no máximo, em 24 horas. Além disso, são cinco cadeiras de hidratação disponíveis para os pacientes que precisarem tomar soro.

No total, a rede tem 41 cadeiras, sendo 17 no Hospital de Emergência, 16 espalhadas em unidades básicas de saúde, cinco no Posto do Manejo e três no Pronto Atendimento do Paraíso.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, até o dia 5 de março, foram notificados em Resende 278 casos com suspeita de dengue, sendo 36 confirmados e 203 aguardando resultado de exame. Lúcia Albuquerque afirmou que a situação do município não é de epidemia.

Palavras chaves: SAÚDE