Resende

17° Min29º Max

Selo prevenção do site

Desenvolvimento Urbano

08/04/2015

Plano de Mobilidade Urbana de Resende será apresentado ao Instituto Marechal José Pessoa

Plano prevê 100 km de ciclovia no município

 Plano de Mobilidade Urbana de Resende será apresentado ao Instituto Marechal José Pessoa

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

   O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento Instituto Marechal José Pessoa realiza nesta quarta-feira, dia 8 de abril, uma reunião extraordinária para apresentação e discussão do Plano de Mobilidade Urbana de Resende. A reunião acontece a partir das 18 horas, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, que foi a responsável pela elaboração do plano. A secretaria fica na rua Eduardo Cotrim, no Centro, em cima do Cine Vitória).

   Segundo o presidente do Conselho, Rafael Fonseca da Silveira Júnior, os 30 conselheiros que integram a entidade, representantes do governo municipal e dos segmentos organizados da sociedade, foram convidados a participar da discussão do plano, uma vez que a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevê que o plano seja apresentado por um dos conselhos da cidade.

   - Em Resende, o conselho escolhido para a apresentação do plano foi o Marechal José Pessoa, que é um órgão consultivo da administração municipal criado para formular estratégias e diretrizes para o crescimento ordenado e o desenvolvimento sustentável do Município - explicou Rafael Fonseca, salientando que o plano será apresentado pelo secretário de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip.

   O plano deverá ser apresentado ao Ministério das Cidades, em Brasília, até o próximo dia 16, e é condição estabelecida pela Lei 12.587 para que municípios com mais de 20 anos tenham acesso a recursos da União para obras de transporte urbano. Segundo o texto da lei, "a Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município". 

   - O plano contempla propostas e diretrizes que sirvam de parâmetros para futuras intervenções viárias na cidade. Na elaboração do plano de Resende nosso foco foi numa política mais humanizada e dentro deste conceito estamos propondo a implantação de ciclovias em toda a cidade, num total de 100 quilômetros de pista cicloviária; propomos também a implantação de hidrovia, utilizando o Rio Paraíba do Sul para transporte e ainda a utilização da malha ferroviária, implementando o transporte de passageiros - salientou o secretário, explicando ainda que o pedestre e a pessoa com deficiência também foram priorizados.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados