Desenvolvimento Urbano

08/04/2015

Plano de Mobilidade Urbana de Resende será apresentado ao Instituto Marechal José Pessoa

Plano prevê 100 km de ciclovia no município

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento Instituto Marechal José Pessoa realiza nesta quarta-feira, dia 8 de abril, uma reunião extraordinária para apresentação e discussão do Plano de Mobilidade Urbana de Resende. A reunião acontece a partir das 18 horas, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, que foi a responsável pela elaboração do plano. A secretaria fica na rua Eduardo Cotrim, no Centro, em cima do Cine Vitória).

Segundo o presidente do Conselho, Rafael Fonseca da Silveira Júnior, os 30 conselheiros que integram a entidade, representantes do governo municipal e dos segmentos organizados da sociedade, foram convidados a participar da discussão do plano, uma vez que a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevê que o plano seja apresentado por um dos conselhos da cidade.

- Em Resende, o conselho escolhido para a apresentação do plano foi o Marechal José Pessoa, que é um órgão consultivo da administração municipal criado para formular estratégias e diretrizes para o crescimento ordenado e o desenvolvimento sustentável do Município - explicou Rafael Fonseca, salientando que o plano será apresentado pelo secretário de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip.

O plano deverá ser apresentado ao Ministério das Cidades, em Brasília, até o próximo dia 16, e é condição estabelecida pela Lei 12.587 para que municípios com mais de 20 anos tenham acesso a recursos da União para obras de transporte urbano. Segundo o texto da lei, "a Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município".

- O plano contempla propostas e diretrizes que sirvam de parâmetros para futuras intervenções viárias na cidade. Na elaboração do plano de Resende nosso foco foi numa política mais humanizada e dentro deste conceito estamos propondo a implantação de ciclovias em toda a cidade, num total de 100 quilômetros de pista cicloviária; propomos também a implantação de hidrovia, utilizando o Rio Paraíba do Sul para transporte e ainda a utilização da malha ferroviária, implementando o transporte de passageiros - salientou o secretário, explicando ainda que o pedestre e a pessoa com deficiência também foram priorizados.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO