29/07/2015

Plano de combate à dengue começa a ser discutido

Plano de Combate à dengue começa a ser discutido

Plano de combate à dengue começa a ser discutido

Crédito: Marcio Fabian

A Prefeitura anunciou, durante reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue, a criação de um plano de ação contínuo de prevenção ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O objetivo é que os órgãos municipais desenvolvam estratégicas, com vistas ao próximo verão, para combater os possíveis criadouros do mosquito. O Comitê é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, e formado por representantes de diversos setores da Prefeitura; do Conselho Municipal de Saúde, entre outras entidades.

Nesse primeiro encontro, para nortear os órgãos envolvidos, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um balanço acerca das  principais dificuldades encontradas por vigilantes de saúde durante os trabalhos preventivos e de combate à doença. Entre elas, o elevado número de carros abandonados em diversos pontos da cidade; mato alto em terrenos baldios; e o acúmulo de entulho, móveis, entre outros materiais de grande porte, encontrados em terrenos particulares, quintais e calçadas, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor.

O relatório também destacou propostas para intensificar fiscalizações em construções particulares que estão paralisadas e acumulam entulho; ações preventivas em espaços públicos; campanhas em escolas e creches; mobilização de associações de moradores, e demais entidades civis; além de campanhas institucionais para massificar informações de prevenção junto à população.

- Durante nossas visitas, realizadas neste ano, pelo menos 30% das residências visitadas pelos vigilantes encontravam-se fechadas, muitas vezes porque os moradores trabalham fora. Isso pode ser um fator determinante para o aumento da doença. As estratégias para atingirmos esses moradores farão parte do nosso plano de ação, entre tantas outras medidas conjuntas – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Na Educação, um dos focos será a ampliação das campanhas de conscientização da doença através dos quase 14 mil alunos da rede municipal, abrangendo também suas famílias. “Já desenvolvemos campanhas preventivas nas unidades para alunos e profissionais, mas pretendemos aumentar as atividades. Vamos também convidar a rede estadual e particular de ensino para nos ajudar a planejar e participar das nossas ações. Temos que buscar uma mudança geral de comportamento de toda a população”, adiantou o secretário Mário Rodrigues.

O Comitê Municipal de Combate a Dengue foi criado através do decreto 3070/2009, com o objetivo de acompanhar e propor ações de prevenção e combate à doença dentro do âmbito do município.A intenção é que, na próxima reunião, marcada para primeira quinzena de agosto, seja apresentada uma minuta do plano de ações que será desenvolvido pela Prefeitura.

Palavras chaves: Dengue