Resende

15° Min30º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

29/03/2023

PIONEIRA NO ESTADO, SUS DE RESENDE REALIZA 1ª CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE POR VÍDEO

Procedimento é realizado apenas no Hospital Universitário da UERJ, na cidade do Rio de Janeiro

PIONEIRA NO ESTADO, SUS DE RESENDE REALIZA 1ª CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE POR VÍDEO

Crédito: Raimundo Brasil

Resende anuncia mais um avanço para a saúde pública municipal, que segue fazendo história em todo o estado. Nesta quarta-feira, dia 29, a primeira cirurgia de endometriose por videolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada pela Prefeitura. 

O procedimento foi feito na Santa Casa de Misericórdia, coordenado pelo cirurgião e diretor do Hospital de Emergência, Hugo Ribas Neto, e auxiliado pelos ginecologistas Gustavo Rodrigues e Eduardo Loyola, além da equipe de anestesistas e de enfermagem. 

A cirurgia, pioneira em todo o estado, era feita apenas no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e passa, agora, a ser realizada também pelo SUS de Resende. O secretário de Saúde, Jayme Neto, explicou a complexidade do processo e o quanto é benéfico para a paciente. 

- A cirurgia de endometriose é considerada uma das mais complexas e, por isso, a importância de se conquistar um serviço de referência do estado foi um grande marco para a história da Saúde municipal. A cirurgia por vídeo reduz o tempo de internação hospitalar, diminui a dor pós-operatória e é feita por pequenos orifícios na pele. Em sua grande maioria, o período de repouso pós-operatório é apenas de 15 dias, dependendo do quadro clínico da paciente - explicou Jayme. 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz comemorou a conquista e abordou sobre a importância de investimentos em unidades de saúde para que a população possa ter cada vez mais acesso a procedimentos de alta complexidade. 

- Este mês de março entrou para a história de Resende com duas cirurgias inéditas em escala estadual. De início, fizemos a primeira cirurgia de câncer de reto por videolaparoscopia do Sul do Estado pelo SUS. E, agora, a de endometriose como pioneira no estado. Tudo isso foi conquistado graças aos investimentos feitos desde o início da atual gestão, com um destaque ainda mais positivo para o ano de 2022, quando Resende investiu 39,18% do orçamento público municipal em saúde. O que representa um total 24% acima do exigido por lei - finalizou Diogo. 

Endometriose

Endometriose é uma condição que modifica o funcionamento normal do organismo em que as células do endométrio (tecido que reveste o útero), ao invés de serem expulsas durante a menstruação, elas se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar. 

Alguns dos sintomas envolvem fortes dores em diferentes condições, como cólicas fortes durante o período menstrual, dor durante as relações sexuais, diarreia, fadiga, dentre outros sintomas. 

Apesar de ser uma condição que ganhou mais visibilidade nos últimos anos, a estimativa do Governo Federal é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça sua existência. 

Em 2021, mais de 26 mil atendimentos foram feitos no SUS, sendo 8 mil internações registradas na rede pública. 

Palavras chaves: Pioneira No Estado; SUS; Endometriose
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados