27/05/2009

Pintura de faixas chega à Cidade Alegria

Prefeitura monitora velocidade de veículos em avenidas da cidade

Pintura de faixas chega à Cidade Alegria

Crédito: Wagner Alves

Dando continuidade ao trabalho de sinalização das vias públicas de Resende, que teve início em janeiro deste ano, a Prefeitura, através da Diretoria de Trânsito e Mobilidade, está realizando serviços de pintura de faixas de pedestres e de estacionamentos; recuperando redutores de velocidades (quebra-molas) e instalando placas informativas junto aos pontos de ônibus da Avenida das Mangueiras, uma das vias principais da Cidade Alegria. O trabalho irá se estender a outras ruas do bairro.

Já em Campos Elíseos, além dos serviços de pintura de faixas e manutenção da sinalização, estão sendo colocadas placas indicativas de parada de veículos em frente às farmácias. Estas placas irão substituir os cavaletes, até então utilizados nestes locais.

O trabalho na Cidade Alegria consiste também na criação de estacionamentos para motocicletas na Avenida das Mangueiras, onde se localizam a unidade médica e o posto da Polícia Militar do bairro. Por esta via, circula também a maioria das linhas de ônibus responsáveis pelo atendimento aos conjuntos habitacionais localizados na Região da Grande Alegria. Segundo o diretor de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira, a Prefeitura planeja ainda criar faixas de pedestres em vários cruzamentos do bairro.

– A administração do prefeito José Rechuan vem trabalhando em duas frentes com o objetivo de garantir a segurança no trânsito da cidade. Uma delas é a realização de campanhas educativas junto à população, incluindo os estudantes da cidade. Por outro lado, estamos intensificando cada vez mais os trabalhos de sinalização nas vias mais movimentadas de Resende. No caso da Cidade Alegria, o trabalho também se reveste de uma importância muito grande, visto que o bairro reúne uma parcela significativa de moradores, e onde o fluxo de veículos é bastante intenso. Além disso, na Cidade Alegria fica o Colégio Getúlio Vargas, a maior escola da rede municipal de ensino – disse Roque, acrescentando que os trabalhos de sinalização nas vias públicas têm como objetivo diminuir os riscos de acidentes.

Quanto à substituição dos cavaletes em frente às farmácias de Campos Elíseos pela instalação de placas indicativas, Roque destacou que “haverá uma melhoria no aspecto visual destes pontos e no fluxo de veículos”. Isso porque, no seu entendimento, “muitas vezes os cavaletes ficavam mal posicionados, obrigando os motoristas a descerem dos carros para retirá-los, antes de estacionar, e provocando, com isso, retenções no tráfego”.

VELOCIDADE – Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura realizou uma pesquisa sobre a velocidade dos veículos em alguns dos pontos mais movimentados da cidade. O trabalho conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que cedeu um radar (foto) destinado à pesquisa, cujo objetivo é servir como base para a definição de ações a serem implementadas no trânsito da cidade.

- Com a realização deste trabalho, vamos ter condições de saber quais as ações que devem ser implantadas visando diminuir os riscos de acidentes nas vias públicas de Resende. No caso da pesquisa sobre a velocidade de veículos, nosso objetivo é verificar se os motoristas estão dirigindo acima dos limites estabelecidos pela legislação. Em caso de resposta positiva, a Prefeitura realizará ações com o objetivo de combater este problema – disse o diretor de Transporte e Mobilidade, Roque Cerqueira, que acompanhou a pesquisa realizada hoje.

Palavras chaves: TRÂNSITO SEGURO