09/08/2011

Pesquisa da Prefeitura orientará ações contra as drogas

Resultados do levantamento são apresentados em fórum municipal

Pesquisa da Prefeitura orientará ações contra as drogas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura apresentou sexta-feira passada, dia 05 de agosto, durante a abertura do II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, os resultados de uma pesquisa de opinião pública, feita no período de 13 a 17 de maio deste ano, junto à população adulta da cidade (foto).

Contratada pela Prefeitura, que entende a gravidade dos transtornos causados pelas drogas, o levantamento servirá de base para o fortalecimento das ações de enfrentamento já realizadas no Município desde 2009 e a implantação de novas medidas de prevenção e combate. A realização da pesquisa esteve a cargo da empresa Mind Pesquisas.

Entre outros resultados, o levantamento mostrou o comportamento dos entrevistados com relação a um tema discutido com grande frequência atualmente na mídia e nas ruas: a liberação das drogas. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados disseram ser contra a liberação contra apenas 12 por cento que são favoráveis.

Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, o objetivo do questionário, que ouviu 600 pessoas de todas as regiões da cidade, foi medir o comportamento da sociedade com relação ao consumo de substâncias tóxicas (lícitas ou não).

O II Fórum Municipal de Drogas, do qual a realização e a apresentação desta pesquisa fizeram parte, foi promovido até sábado (dia 06), no ginásio do Colégio Salesiano, por meio de uma parceria da Prefeitura com o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas).

- Com a pesquisa, poderemos avaliar também a visão que as pessoas possuem sobre esse universo e um pouco do juízo de valor que elas fazem a respeito de uma série de fatores inter-relacionados com o assunto. Este será um instrumento muito útil para aprofundarmos as discussões a respeito das drogas no município, orientando as ações do Poder Público e do COMAD daqui por diante. É importante lembrar que as drogas não representam um problema de uma ou duas cidades, mas da grande maioria dos municípios brasileiros - explicou o superintendente.

De acordo com o diretor da Mind Pesquisas, Alexandre Lima, o questionário foi elaborado de maneira que as pessoas se sentissem seguras para falar sobre o tema. Inicialmente, os entrevistados responderam perguntas mais simples, como se o entrevistado trabalha, ou se estuda, por exemplo.

A partir daí, os pesquisadores perguntavam se eles já ouviram falar sobre 14 tipos diferentes de drogas. São eles: álcool, anabolizantes, chás alucinógenos, cocaína, cack ou oxi, ecstasy, estimulantes, inibidores de apetite, lança-perfume, LSD, maconha, remédios para dormir, solventes, inalantes (benzina, tinner, cola) e tabaco.

A pesquisa apontou que a droga mais conhecida do público é o tabaco (99,8 das citações). Em seguida, vieram a maconha (99,7 por cento), álcool (99, 5 por cento); cocaína (99,3 por cento); crack/oxi (99,2 por cento); remédios para dormir (97, 8 por cento); e inibidores de apetite (90 por cento).

As drogas menos conhecidas, e que mesmo assim são conhecidas por mais da metade dos entrevistados, são escstasy (conhecido por 89 por cento dos entrevistados); lança perfume (88,3 por cento); solventes (85,8 por cento); anabolizantes (85 por cento); estimulantes (82 por cento); LSD (75,7 por cento); e chás alucinógenos (63,7 por cento).

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA