06/11/2014
Pelo primeiro lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor, Rechuan conhece apoio da Austrália aos pequenos negócios
Micro e pequenas empresas representam 95,9% do total de empresas no País e quase 50% dos empregos gerados
Crédito: Divulgação
O prefeito José Rechuan participa neste mês de cursos sobre empreendedorismo na Austrália, como prêmio pelo primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios em Eventos Esportivos, na edição nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). As despesas são pagas pelo Sebrae. O roteiro inclui também Dubai (Emirados Árabes).
A comitiva reúne 12 prefeitos vencedores do prêmio.
Viagem - Do outro lado do planeta, o apoio aos pequenos negócios também é realizado por meio de políticas públicas para o desenvolvimento. A comitiva dos vencedores do VIII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor começou a conhecer as experiências de estímulos às micro e pequenas empresas desenvolvidas no chamado "continente ilha" cercado por oceanos e composto por um único país, ligado ao Reino Unido.
Na Austrália, 95,9% das empresas legalmente constituídas são micro e pequenas empresas, que somam cerca de 2 milhões de empreendimentos. E são responsáveis por 48% dos empregados gerados no País, que conta com dez instituições de incentivo ao segmento, a exemplo do Conselho de Pequenos Negócios da Austrália.
Como critério, o governo local considera o porte das empresas por número de empregados - microempresas, até cinco empregados; pequenas empresas, de cinco a 19 empregados; e médias, de 20 a 200 empregados.
A primeira escala da viagem técnica foi no Consulado Geral do Brasil, onde os prefeitos e analistas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) receberam as boas vindas do embaixador Carlos Henrique de Abreu. A comitiva visitou também o Sidney Olympic Park e conheceu o legado deixado pelas Olimpíadas realizadas em 2000.
No consulado, os prefeitos tiveram a oportunidade de ouvir exposições do secretário parlamentar do estado de New South Wales para Assuntos Regionais, Daryl Maguire, e do empresário brasileiro Marcelo Bussacarini, do Conselho da Comunidade Brasileira da Austrália.
Como principal objetivo, a missão técnica busca oferecer aos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae a oportunidade de conhecer centros de referência em empreendedorismo e inovação, especialmente com foco em políticas públicas que proporcionam simplificação e facilitação às empresas.
A experiência do Sebrae para incentivar o apoio aos pequenos negócios nos 5.570 municípios brasileiros foi apresentada pela coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Denise Donati, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, e pela coordenadora da missão, Débora Teixeira, da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae.
Também participam da viagem os gerentes e analistas das unidades de Políticas Públicas do Sebrae no Rio Grande do Sul, Alessandro Machado; em Minas Gerais, Cássio Duarte; e em Mato Grosso do Sul, Jorge Veneza.
Prêmio e Premiados
Lançado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal ao lado de quatro outros temas prioritários: educação, saúde, segurança e infraestrutura. É um incentivo para as prefeituras apostarem em soluções voltadas ao tema. A 8ª Edição do Prêmio selecionou 124 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições.
Os prefeitos vencedores convidados para a viagem são os seguintes com suas respectivas premiações como Melhor Projeto por Região e por categorias temáticas:
Melhor Projeto/Regiões
-
Região Norte - Paulo Pombo Tocantins, de Paragominas (PA), Projeto: Paragominas Município Verde;
-
Região Nordeste - Douglas Lucena Moura de Medeiros, de Bananeiras (PB), Projeto: Bananeiras Cidade Empreendedora;
-
Região Centro-Oeste - Maurílio Ferreira Azambuja, de Maracaju (MS), Projeto: SIMPAF - Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade;
-
Região Sudeste - Vinicius Medeiros Farah, de Três Rios (RJ), Projeto: Três Rios Cidade Empreendedora;
-
Região Sul - Nestor Tissot, de Gramado (RS), Projeto: As Pequenas Empresas em Face do Maior Evento Natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado;
Categorias Temáticas
-
Mérito Empreendedor Consórcios Intermunicipais - Altair Cardoso Rittes, de Dionísio Cerqueira (SC) , Projeto: Consórcio Intermunicipal da Fronteira: unindo forças para o desenvolvimento.
-
Implementação da Lei Geral - Cícero Neco Morais, de Estreito (MA), Projeto: Lei Geral Promove o Desenvolvimento Local de Estreito;
-
Compras Governamentais - Eduardo Medeiros Cabral, de Cristália (MG), Projeto: O Futuro é Agora
-
Desburocratização - Charles Fernandes Silveira Santana, de Guanambi (BA), Projeto: Guanambi: Cidade Empreendedora (está representado por Fabrício Lopes Rodrigues, secretário municipal)
-
Pequenos Negócios no Campo - Ricardo Fávaro Neto, de Itaquiraí (MS). Projeto: Gereleite 1 - Fortalecendo o Homem do Campo
-
Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos - José Rechuan Junior, de Resende (RJ), Projeto: A prática de esportes fomentando o desenvolvimento econômico através do turismo;
-
Novos Projetos - Laurez da Rocha Moreira, de Gurupi (TO), Projeto: InovaGurupi - Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Sebrae Nacional
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO