Fazenda

06/11/2014

Pelo primeiro lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor, Rechuan conhece apoio da Austrália aos pequenos negócios

Micro e pequenas empresas representam 95,9% do total de empresas no País e quase 50% dos empregos gerados

Crédito: Divulgação

O prefeito José Rechuan participa neste mês de cursos sobre empreendedorismo na Austrália, como prêmio pelo primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios em Eventos Esportivos, na edição nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). As despesas são pagas pelo Sebrae. O roteiro inclui também Dubai (Emirados Árabes).

A comitiva reúne 12 prefeitos vencedores do prêmio.

Viagem - Do outro lado do planeta, o apoio aos pequenos negócios também é realizado por meio de políticas públicas para o desenvolvimento. A comitiva dos vencedores do VIII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor começou a conhecer as experiências de estímulos às micro e pequenas empresas desenvolvidas no chamado "continente ilha" cercado por oceanos e composto por um único país, ligado ao Reino Unido.

Na Austrália, 95,9% das empresas legalmente constituídas são micro e pequenas empresas, que somam cerca de 2 milhões de empreendimentos. E são responsáveis por 48% dos empregados gerados no País, que conta com dez instituições de incentivo ao segmento, a exemplo do Conselho de Pequenos Negócios da Austrália.

Como critério, o governo local considera o porte das empresas por número de empregados - microempresas, até cinco empregados; pequenas empresas, de cinco a 19 empregados; e médias, de 20 a 200 empregados.

A primeira escala da viagem técnica foi no Consulado Geral do Brasil, onde os prefeitos e analistas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) receberam as boas vindas do embaixador Carlos Henrique de Abreu. A comitiva visitou também o Sidney Olympic Park e conheceu o legado deixado pelas Olimpíadas realizadas em 2000.

No consulado, os prefeitos tiveram a oportunidade de ouvir exposições do secretário parlamentar do estado de New South Wales para Assuntos Regionais, Daryl Maguire, e do empresário brasileiro Marcelo Bussacarini, do Conselho da Comunidade Brasileira da Austrália.

Como principal objetivo, a missão técnica busca oferecer aos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae a oportunidade de conhecer centros de referência em empreendedorismo e inovação, especialmente com foco em políticas públicas que proporcionam simplificação e facilitação às empresas.

A experiência do Sebrae para incentivar o apoio aos pequenos negócios nos 5.570 municípios brasileiros foi apresentada pela coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Denise Donati, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, e pela coordenadora da missão, Débora Teixeira, da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae.

Também participam da viagem os gerentes e analistas das unidades de Políticas Públicas do Sebrae no Rio Grande do Sul, Alessandro Machado; em Minas Gerais, Cássio Duarte; e em Mato Grosso do Sul, Jorge Veneza.

Prêmio e Premiados

Lançado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal ao lado de quatro outros temas prioritários: educação, saúde, segurança e infraestrutura. É um incentivo para as prefeituras apostarem em soluções voltadas ao tema. A 8ª Edição do Prêmio selecionou 124 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições.

Os prefeitos vencedores convidados para a viagem são os seguintes com suas respectivas premiações como Melhor Projeto por Região e por categorias temáticas:

Melhor Projeto/Regiões

Categorias Temáticas