15/06/2009

Peixes no Paraíba do Sul: lançamento de alevinos acontece nesta terça

Evento contará com a presença de Rechuan

Peixes no Paraíba do Sul: lançamento de alevinos acontece nesta terça

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) participa nesta terça-feira, dia 16 de junho, do lançamento simbólico de 25 mil alevinos (filhotes de peixe) das espécies lambari e piabanha, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Promovido pela Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), em parceria com a Prefeitura de Resende e o IBAMA (Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis e Meio Ambiente), o lançamento acontece às 11 horas, no trecho situado próximo ao clube GSSAN, em Campos Elíseos.

Participarão também do evento a secretária de Estado do Ambiente e presidente do CEIVAP (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Marilene de Oliveira Ramos; o vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); os presidentes do INEA e da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Luiz Firmino Martins Pereira e Paulo José Fontanezzi, respectivamente, além do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, entre outras autoridades – as Organizações Globo são parceiras em projetos de despoluição e recuperação do meio ambiente.

Durante o evento está programada a assinatura de um convênio com a Fundação Roberto Marinho para a realização do Caminho das Águas, projeto de educação ambiental que será desenvolvido em escolas da rede estadual.

Rechuan destaca a importância do evento desta terça-feira como “um passo de fundamental importância nas ações do Poder Público voltadas à preservação do Rio Paraíba como uma das principais riquezas naturais do eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”. Ele destacou algumas ações já desenvolvidas pela Prefeitura este ano com o objetivo de preservar o meio ambiente.

- O lançamento de alevinos nas águas do Rio Paraíba do Sul merece total apoio da Prefeitura pelo grande significado que o acontecimento representará para este manancial. É preciso destacar também que as ações destinadas à preservação e à recuperação do meio ambiente estão entre as prioridades do nosso plano de governo. No mês de março, por exemplo, entregamos à comunidade as obras de despoluição da lagoa do Mirante das Agulhas Negras, tornando realidade com isso uma conquista importantíssima para o meio ambiente e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Mais recentemente, promovemos uma série de atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente, entre elas algumas ações educativas nas escolas da rede pública. Isso tudo demonstra o nosso comprometimento com este setor de importância primordial para o bem-estar da população – disse Rechuan.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE