08/07/2011

Passarela pedida pela Prefeitura começa a ser instalada na Via Dutra

Serviço vai aumentar condições de segurança no acesso para a Fazenda da Barra

Passarela pedida pela Prefeitura começa a ser instalada na Via Dutra

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Para aumentar as condições de segurança dos moradores da região da Fazenda da Barra, teve início recentemente a construção de uma passarela no quilômetro 302 da Via Dutra (foto).

A obra, cuja realização foi reforçada pelo prefeito José Rechuan (DEM) em abril, durante uma audiência com o superintendente de Exploração de Infra-Estrutura Rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Mário Mandolfo, terá estrutura de concreto armado e grades metálicas, atendendo aos moradores dos bairros Jardim Esperança, Morada do Sol e comunidades próximas.

Executada pela CCR Nova Dutra, empresa concessionária responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, a construção desta passarela está calculada em R$ 1,6 milhão.

A passarela terá uma viga principal da de 38,50 metros de comprimento e 2,40 metros de largura, além de 18 vigas secundárias medindo 12 metros de comprimento e 2,40 metros de largura na composição das rampas de acesso.

A previsão da concessionária é de que os trabalhos estejam concluídos em seis meses. Visando garantir a segurança dos motoristas durante o período noturno, toda a área na qual os serviços estão sendo realizados vai ser iluminada.

A audiência do prefeito na ANTT ocorreu em Brasília e contou com a presença do secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada.

- A construção desta passarela era uma reivindicação antiga dos moradores da região da Fazenda da Barra. Fomos à Brasília reafirmar a importância do atendimento deste pleito com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes, preservando, consequentemente, a vida das pessoas. Durante o encontro com o superintendente da ANTT, Mário Mandolfo, foi garantido à Prefeitura que o serviço seria iniciado, e isso realmente aconteceu. Por meio desta nossa mobilização junto ao Governo Federal, mostramos mais uma vez nosso comprometimento com a segurança da população – disse Rechuan.

OUTROS PEDIDOS – Além da construção desta passarela, a Prefeitura de Resende encaminhou outros pedidos para a ANTT e à CCR NovaDutra na audiência realiza em abril, entre eles, a emissão de uma autorização para que o Município possa realizar obras nos acessos aos bairros localizados às margens da Via Dutra, como por exemplo, Jardim Esperança, Jardim do Sol, Fazenda da Barra, Fazenda da Barra II, Morada da Barra e Paraíso.

De acordo com o secretário Rubens Almada, a atual administração também já encaminhou pedidos à ANTT voltados à duplicação do viaduto sob a Rodovia Presidente Dutra, na entrada da cidade, próximo ao Rodoshopping Graal, e a adequação de seus acessos, melhorando ainda mais as condições de acesso ao Município.

No mês passado, a Prefeitura entregou as obras de duplicação da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade.

Outro pleito apresentado pela Prefeitura junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre foi a construção de um viaduto sobre a Via Dutra no quilômetro 312 da estrada, próximo ao antigo posto da Polícia Rodoviária Federal, que levará o trânsito proveniente da rodovia direto à Avenida Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste), que já está sendo asfaltada através de uma parceria entre a administração municipal e o Governo do Estado.

Em Brasília, Rechuan foi informado de que os recursos destinados à realização desta obra deverão ser autorizados nos próximos meses.

A retomada da isenção da taxa de pedágio para os proprietários de veículos emplacados em Resende na praça de Itatiaia representou outra reivindicação encaminhada pelo prefeito à ANTT.

No entendimento da Prefeitura, “o atendimento ao pleito sobre a construção da passarela no quilômetro 302 da Via Dutra sinaliza de forma positiva que outras reivindicações apresentadas pelo Município em Brasília no caso da Via Dutra também poderão ser atendidas”.

Palavras chaves: PLEITO DO MUNICÍPIO