08/02/2010

Parques urbanos e aterro para lixo verde: outros planos da Prefeitura no meio ambiente

Resende ocupa posição de destaque em repasses do ICMS VERDE

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Paulo José Fontanezzi (na foto, fazendo um pronunciamento), divulgou o relatório das ações da agência em 2009 com dados que comprovam a eficiência da fiscalização e da atuação do órgão na defesa do meio ambiente no Município. Segundo ele, durante todo o ano passado, os técnicos da fiscalização atuaram em mais de 416 processos, entre denúncias, vistorias, notificações, autos de infração e intimações, conseguindo solucionar 90 por cento deles. Foram realizadas ainda palestras de educação ambiental para mais de 4.400 cidadãos e visitas a cerca de 1.200 residências. Dentro das ações que levaram o município ao segundo lugar no ranking do ICMS Verde, a destinação dos resíduos sólidos pode ser considerada um dos destaques. O município possui um serviço de coleta e destinação de pneus, que são recolhidos e encaminhados para a indústria cimenteira de São Paulo. Desde janeiro deste ano, com a implantação do programa “No Nosso Município Lâmpada Tem Destino Certo – Papa Lâmpadas”, a Prefeitura passou a realizar também o processo de descontaminação de lâmpadas de todos os órgãos públicos e autarquias. O serviço também atende aos resendenses, que podem entregar suas lâmpadas, pilhas e baterias para incineração, na sede da AMAR, que funciona no Parque das Águas, ou no Parque de Exposições. - A novidade para 2010 será a incineração dos resíduos da saúde, através de um consórcio intermunicipal entre as cidades de Resende, Porto Real, Quatis e Itatiaia. Até março, estaremos concluindo o licenciamento do aterro para lixo verde e sobras de obras e de árvores – destacou. Outras metas para este ano são a reformulação do sistema de arborização urbana, com o plantio de espécies adequadas às calçadas e praças; criação de dois parques urbanos, completamente arborizados, entre os bairros Jardim Brasília I e II e na Casa da Lua; e a ampliação do programa de coleta seletiva, que hoje atende a 1.200 residências nos bairros Morada da Colina, Vila Julieta, Alvorada, Visconde de Mauá, Lote 10, Ponte dos Cachorros, Capelinha e Serrinha do Alambari. Os próximos bairros a receberam o serviço vão ser Liberdade e Nova Liberdade.
Palavras chaves: MAIS PROJETOS