18/05/2010

Parque Nacional: Rechuan volta a defender posição de prefeitos da região

Prefeito de Resende vai ao Ministério do Turismo em busca de soluções para o caso

Parque Nacional: Rechuan volta a defender posição de prefeitos da região

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Pela segunda vez em menos de uma semana, o prefeito José Rechuan (DEM) se reúne com dirigentes do Governo Federal para encaminhar o pleito das 15 prefeituras do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais contra a medida que estabelece a desapropriação de hotéis e de imóveis residenciais instalados na área do Parque Nacional do Itatiaia. Rechuan destaca que a mobilização dos prefeitos quanto ao Parque Nacional faz parte do Projeto Cercanias (foto), do qual fazem parte 15 prefeitos do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais. O Cercanias foi lançado em 2009 pela Prefeitura de Resende com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado da região. Na semana passada, acompanhado por seis prefeitos desta região, Rechuan pediu ao ministro chefe da Secretaria Nacional de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que a medida seja reavaliada. Já nesta semana, o prefeito de Resende participa em Brasília da XIII Marcha dos Prefeitos e encaminha o pleito dos prefeitos da região aos dirigentes do Ministério do Turismo. Segundo a medida anunciada pela instituição gestora do Parque Nacional, os proprietários dos imóveis situados no interior desta reserva florestal seriam indenizados e a exploração dos hotéis passaria para terceiros, mediante a realização de licitação pública. - Na verdade, os contatos no Ministério do Turismo esta semana representam um desdobramento importante da audiência realizada semana passada com o ministro Alexandre Padilha. O pleito dos prefeitos deve ser considerado legítimo, daí o nosso empenho em rediscutir o assunto: eles acham que a concretização da medida anunciada não é justa com os hoteleiros e moradores do Parque Nacional, além de representar prejuízos à economia da Região das Agulhas Negras – disse. Do encontro entre Rechuan e o ministro Padilha participaram os prefeitos Arthur Barbosa Pinto (São José do Barreiro), Edson de Souza Quintanilha (Arapeí), David de Moraes (Bananal), José Celso Bueno (Queluz), Marcos Tridon de Carvalho (Itamonte) e Acácio Mendes de Andrade (Passa Quatro).
Palavras chaves: RESERVA FLORESTAL