13/12/2012

Parque das Águas passa por ampla reforma para melhorar infraestrutura

Brinquedos dos parquinhos estão sendo recuperados

Parque das Águas passa por ampla reforma para melhorar infraestrutura

Crédito: AMAR/PMR

Uma das maiores áreas de lazer de Resende, o Parque das Águas, no Jardim Jalisco, está passando por uma ampla reforma para oferecer mais segurança e conforto aos frequentadores. Os serviços começaram este mês com a reforma de sete brinquedos do playground. São brinquedos de madeira e de ferro, que estão quebrados ou enferrujados e estão sendo recuperados para que a criançada possa brincar com total segurança.

Segundo o presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, os serviços são realizados com recursos próprios da Prefeitura, no valor aproximado de R$ 200 mil, e incluem a troca da rede elétrica e do sistema de iluminação, a troca da pintura da pista de caminhada, a construção de novos banheiros masculino e feminino, a construção de uma guarita para a Guarda Municipal e a instalação de seis câmeras nas entradas e no interior do parque.

- Com a instalação dessas câmeras, conseguiremos controlar quem entra e sai do parque, o que o usuário está fazendo e assim evitar depredação e até mesmo agilizar um atendimento no caso de um usuário que passe mal ou sofra algum outro tipo de incidente dentro da área de lazer. Já a construção da guarita irá garantir um abrigo para que os guardas municipais possam atuar na segurança do parque. Enfim, são investimentos na melhoria da infraestrutura para que os visitantes do parque possam desfrutar dessa excelente área de lazer com muito mais conforto - explicou Fontanezzi, destacando que os próprios funcionários da AMAR estão realizando os serviços, mas que uma empresa deverá ser contratada no início do próximo ano para a substituição da rede elétrica.

O presidente do órgão lembra que no início do governo, em 2009, a área de lazer estava em estado de abandono. Desde então, graças aos cuidados que o parque vem recebendo, a frequência do público teve um aumento em mais de 330 por cento, subindo de 600 para 2.000 o número de visitantes que passam diariamente pela área de lazer.

- O parque, que antes era um local utilizado para as práticas de prostituição e tráfico de drogas, hoje é uma opção de lazer para toda a família e vai melhorar ainda mais - destacou Fontanezzi, salientando que o lago do parque, que passou por uma revitalização e recebeu novas espécies de peixes - carpas, tilápias e cascudos, ganhará um chafariz que promete ser um atrativo a mais para os visitantes.

O Parque das Águas foi criado em 2000, quando se acreditava que a água sob sua área teria poderes medicinais, o que não ficou comprovado. Mas, após estudos técnicos, viu-se que a água era de boa qualidade. Hoje existem três poços artesianos no parque, que tem cerca de 30 mil metros quadrados de área e funciona de domingo a domingo, das 6 horas às 22 horas.

O local é procurado para a prática de esporte, uma vez que, além das pistas de caminhada e de skate, abriga quadra de areia para a prática de vôlei e futebol e uma academia de ginástica que funciona de segunda a sexta-feira com profissionais de educação física.

Palavras chaves: LAZER