05/07/2010
Parque das Águas completa dez anos e recebe várias melhorias da Prefeitura
Número de visitantes cresce de 600 para dois mil diariamente
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Desde a administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, o número de pessoas que freqüentam o Parque das Águas (foto) teve um aumento significativo, passando de 600 para dois mil a quantidade de visitantes que passam diariamente por esta área de lazer. O crescimento, segundo avaliação do presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, deve-se, principalmente, ao trabalho iniciado no ano passado com o objetivo de revitalizar o Parque das Águas.
- Quando assumimos a AMAR, que funciona dentro do Parque, o local estava abandonado, com a pista de caminhada esburacada e deficiências no sistema de vigilância, entre outros problemas. Nossa primeira iniciativa foi melhorar a segurança, colocando seis guardas municipais para vigiar o parque diariamente, e melhorar a iluminação noturna – destacou Fontanezzi.
Ainda de acordo com o presidente da agência, depois destas duas primeiras medidas, o órgão iniciou ações para a melhoria da imagem do parque, com o corte permanente da grama, a pintura dos prédios localizados no interior da área, entre os quais a própria sede da AMAR; o plantio de jardins; a reforma das pistas de caminhada e de skate; a revitalização dos quiosques de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos; a recuperação do lago artificial; e a implantação de academia de ginástica ao ar livre, onde profissionais da FUNRESP (Fundação Resende Esporte) promovem atividades esportivas. Implantada através de uma parceria com a UNIMED, a academia de ginástica foi inaugurada no dia 11 de agosto do ano passado.
- Ainda há muito que fazer, mas estamos dando continuidade, este ano em várias medidas e projetos que servirão para revitalizar, ainda mais, o Parque das Águas. Vamos cobrir o anfiteatro, que tem capacidade para 80 pessoas, e transformar o PX Clube de Resende, que fica nas proximidades do parque, em uma Escola de Educação Ambiental, com auditório para 50 pessoas. Faremos isso em parceria com o PX – anunciou o presidente da AMAR, salientando que os projetos para 2010 ainda estabelecem a sinalização da pista de caminhada, a reforma dos brinquedos infantis e da sede da AMAR e ainda a construção de uma quadra de bocha.
Palavras chaves: MOTIVOS PARA COMEMORAR