23/01/2012

Parcerias da Prefeitura com Governo Federal garantem investimentos de R$ 15 milhões em Resende

Recursos são aprovados para Saúde, Educação, Habitação, Obras, Esporte e Segurança

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Um balanço divulgado pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira, dia 23, destaca que atualmente quase 30 projetos se encontram em andamento por meio de parcerias entre a administração do prefeito José Rechuan (PP) e o Governo Federal. Este conjunto de obras e serviços, muitos deles já em execução, representa investimentos da ordem de R$ 15 milhões em diversos setores essenciais ao bem-estar da população da cidade, como Saúde, Educação, Habitação, Obras, Infra-Estrutura, Segurança e Esporte. A cada recurso federal, a Prefeitura entra com uma contrapartida em verbas próprias do Município, cujo percentual pode variar de dez a 30 por cento do valor liberado pela União. - A exemplo do trabalho de mãos dadas com o Governo do Estado, o bom relacionamento entre a nossa administração e o Governo Federal tem concretizado ações voltadas à garantia de uma vida mais saudável aos moradores de Resende – declara Rechuan, que em outubro do ano passado participou de uma audiência no Palácio do Planalto (Brasília) com a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB. Entre as ações já iniciadas por meio de parcerias da Prefeitura com o Governo Federal, que totalizam investimentos de aproximadamente R$ 9, 3 milhões dos cerca de R$ 15 milhões aprovados, estão as seguintes: obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias (quase R$ 5 milhões); construção do ginásio poliesportivo do Surubi Velho (R$ 437 mil); reforma das quadras esportivas do Morro do Cruzeiro (R$ 125 mil), Bairro Cabral e Vargem Grande, ambas no valor de R$ 106 mil cada, além da construção de uma quadra na Cidade Alegria (R$ 177 mil). Já foram iniciadas também as obras de construção das quadras da Escola Municipal Jardim das Acácias – Fazenda da Barra II (R$ 245 mil) e da Escola Municipal Professor Carlinhos – Fazenda da Barra III (R$ 311 mil); das creches do Jardim Esperança (R$ 284 mil) e do Loteamento Morada do Contorno (R$ 774 mil); e de 30 casas no Loteamento Morada da Barra (R$ 746 mil). Construído pela Prefeitura em parceria com o Ministério dos Esportes, o ginásio poliesportivo da Baixada da Olaria foi entregue à comunidade no final do ano passado, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Grande Alegria, cuja construção e funcionamento são provenientes de um convênio entre as três esferas do Poder Executivo (Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal). O ginásio da Baixada da Olaria representou investimentos de mais R$ 380 mil na área do esporte e do lazer. A saúde também está entre os setores contemplados com recursos provenientes de Brasília. Atualmente, por exemplo, a Prefeitura aplica recursos federais na construção dos seguintes módulos do Programa Saúde da Família: Bairro Cabral (foto), Nova Alegria (investimentos de R$ 200 mil em cada módulo) e Morro do Cruzeiro (R$ 392 mil). - É preciso frisar que para conseguir realizar todas as obras com verbas federais, a Prefeitura vem fazendo o dever de casa. Elaboramos os projetos, que são aprovados pelos técnicos dos ministérios, e o Município consegue os recursos. Além disso, estamos em dia com nossas obrigações junto ao Governo Federal. As certidões negativas de débito garantem a liberação dos recursos. Destacamos ainda o apoio importante de deputados federais e senadores da bancada fluminense no Congresso Nacional na conquista destes convênios – disse Rechuan.
Palavras chaves: MÃOS DADAS