Assistência Social e Direitos Humanos

21/01/2022

PARCERIA ENTRE ESTÁCIO E PREFEITURA DE RESENDE LEVA PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE JOVENS ÀS UNIDADES DO CRAS

Capacita Jovem atuará no desenvolvimento pessoal, social e profissional de adolescentes

Crédito: Foto ilustrativa - Carina Rocha

Uma parceria firmada entre a Estácio Resende e a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, levará o projeto Capacita Jovem aos jovens das unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município. A capacitação buscará o desenvolvimento integral destes jovens nos âmbitos pessoal, social e profissional.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou a importância do ‘Capacita Jovem’ para a cidade. “É mais uma oportunidade que os usuários jovens das unidades do Cras terão ao desenvolver suas capacidades para melhor colocação no mercado de trabalho. Este projeto visa ao aprimoramento de habilidades cognitivas e de integração social, que auxiliam no desenvolvimento humano, na criatividade e no campo profissional, refletindo, desta forma, em uma cidade mais próspera e com mão de obra qualificada. A atual gestão sempre abraça projetos como este e oferece novas realidades à população para um futuro melhor”, reforça.

O psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Estácio Resende, Pedro Dinelli Cruz, criador do projeto, explica os benefícios do ‘Capacita Jovem’. “Estamos acostumados a ver projetos voltados para adolescentes com foco apenas na capacitação profissional, e o grande diferencial do ‘Capacita Jovem’ é incluir outros importantes pontos de desenvolvimento para estes jovens. Antes de eles pensarem no campo profissional, é preciso que desenvolvam a sua dimensão pessoal e humana, aprendendo a lidar com emoções, sentimentos e questões internas, e, com isso, terão ferramentas para seu desenvolvimento social como cidadania, ética e convívio em sociedade. Depois disso, estarão prontos para pensar no campo profissional e aprender questões técnicas do trabalho. O ‘Capacita Jovem’ foi pensado visando ao desenvolvimento integral desses adolescentes”, revela.

Por meio de oficinas e aulas presenciais e remotas, os adolescentes participarão dos três módulos do ‘Capacita Jovem’: Desenvolvimento Pessoal, quando aprenderão a conhecer a si mesmos, a importância dos cuidados com o corpo, gestão de emoções, competência socioemocionais e necessidades educacionais; Desenvolvimento Social, quando serão instruídos sobre comunicação, ética e sociedade, cultura e diversidade, além de noções básicas de Direito; e Desenvolvimento Profissional, momento em que trabalharão em grupo e terão capacitação em Economia, Informática, Formação de Liderança, Auxiliar Administrativo, Comportamento Organizacional e Empreendedorismo.

— O Capacita Jovem reforça o compromisso da Estácio com o desenvolvimento da cidade de Resende. Nossos coordenadores, professores e alunos abraçaram a ideia, pois entendem a importância do projeto. Estaremos sempre de portas abertas para esse tipo de iniciativa, pois está alinhada com nosso propósito, que é educar para transformar – destaca o diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas.

Os alunos terão acompanhamento e mentoria profissional feita por docentes dos cursos de graduação da Estácio Resende (Psicologia, Pedagogia, Direito, Recursos Humanos, Nutrição, Administração e Sistemas de Informações), que atuarão de forma voluntária no projeto. Os jovens serão selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O primeiro Cras a receber a iniciativa será o do bairro Itapuca. Outras informações sobre como participar do projeto ‘Capacita Jovem’ podem ser obtidas pelo telefone do Cras: (24) 3360-5239.

Palavras chaves: Capacita Jovem, Desenvolvimento Integral, Estácio, Cras