Resende

19° Min30º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

20/07/2010

Parceria do CONFIAR com UAB garante aprendizado para adolescentes de Resende

Auxiliares de creche vão reforçar o aprendizado da Língua Portuguesa

Parceria do CONFIAR com UAB garante aprendizado para adolescentes de Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Os adolescentes com idades de 16 e 17 anos que participam do projeto Aprendizes de Auxiliares de Creche do CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende) - foto, terão a oportunidade de aprimorar o aprendizado da Língua Portuguesa. Na semana passada, a Prefeitura assinou um convênio com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), através do qual será realizado um curso de Português e Redação aos adolescentes inscritos no programa. O curso está previsto para começar no mês de agosto e terá a duração de seis meses. As aulas acontecerão no pólo de Resende da UAB, que fica na Rua Padre Marques 68, Centro, próximo à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

As aulas vão ser ministradas nos períodos da manhã e da tarde, nos turnos alternados aos horários de estudos na rede municipal de ensino. A primeira turma beneficiada pela parceria entre o CONFIAR e a UAB contará com 60 alunas. O material didático e os professores serão fornecidos pela UAB. Para 2011, o convênio firmado prevê a ampliação do tempo de duração do curso de seis meses para um ano.

A presidente do CONFIAR, Maria Virgínia Soares da Rocha, explica que no contato diário com as adolescentes do projeto, os técnicos do programa constataram as dificuldades das aprendizes com o ensino da Língua Portuguesa. A presidente frisa que “o curso tem a preocupação de qualificar os adolescentes visando melhorar as chances de espaço no mercado de trabalho”.

- O curso pretende reforçar o aprendizado das adolescentes para a correta utilização da nossa língua. O ensino compreenderá o aproveitamento de textos e da gramática – disse Virgínia.

O curso de Aprendiz de Auxiliar de Creche é desenvolvido nas creches municipais. Ele presta orientações sobre como cuidar de crianças, além de fornecer aprendizagem em atividades educativas direcionadas ao segmento infantil. Para participar, a adolescente precisa estar matriculada em alguma unidade da rede pública de ensino, devendo possuir ainda renda familiar correspondente a um quarto do salário mínimo (renda por pessoa).

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a parceria com a UAB tornará possível a ampliação das ações de inclusão social desenvolvidas pela atual administração do Município às crianças, adolescentes e jovens do Município provenientes de famílias de baixa renda. Ele lembra que o Programa Segundo Turno representou a primeira grande demonstração do comprometimento do seu governo com a inclusão social do segmento da infância e adolescência. Lançado no ano passado pela Prefeitura, o Segundo Turno atende milhares de estudantes da rede pública com atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer.

- Em pouco mais de um ano e meio, a Prefeitura tem marcado sua presença na vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes com diversas ações sociais visando oferecer-lhes perspectivas de futuro a este segmento importante da nossa população. O nosso entendimento é de que a construção do município que queremos passa diretamente pelos investimentos no cidadão. É isso que estamos fazendo – disse Rechuan.

 

Palavras chaves: CIDADANIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados