15/05/2009

Parceria da Prefeitura com UNIMED garante verbas para Programa 3ª Idade Ativa

Rechuan anuncia novos investimentos no projeto

Parceria da Prefeitura com UNIMED garante verbas para Programa 3ª Idade Ativa

Crédito: Wagner Alves

Lançado em março deste ano pela Prefeitura, o Programa 3ª Idade Ativa, que oferece atividades recreativas, esportivas, sócio-culturais, educativas e de prevenção de doenças, receberá novos investimentos nos próximos dias. Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de maio, o prefeito José Rechuan (DEM) assinou um termo de parceria com a UNIMED-Resende, através do qual a empresa vai liberar R$ 42 mil para o programa. Na foto, Rechuan fala a integrantes do programa no Parque das Águas.

A verba, conforme adiantou Rechuan, será aplicada na compra de uniformes, material esportivo, bonés, além de nove equipamentos físicos, exclusivos para idosos, que serão instalados no Parque das Águas, onde funciona um dos núcleos do projeto. Coordenado pelo EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), o Programa 3ª Idade Ativa atende mais de 1.200 pessoas, em 15 bairros do município.

Além do prefeito, a solenidade de assinatura da parceria contou com a presença do presidente da UNIMED, o médico João Alberto da Cruz, e da presidente do EDUCAR, Bianca Pena. A cerimônia aconteceu no Centro Administrativo da Beira-Rio. Para João Alberto, um dos pontos positivos do programa “é a socialização entre os idosos”. Ele destacou ainda a importância da iniciativa “como um programa preventivo fundamental na área da saúde”.

Já Rechuan disse que “a parceria firmada com a UNIMED demonstra o interesse da administração pública municipal em investir cada vez mais na saúde preventiva”. Segundo o prefeito, “as atividades oferecidas pelo Programa Terceira Idade Ativa aumentam a qualidade de vida das pessoas atendidas e valorizam a Terceira Idade como um segmento importante na vida de Resende”.

De acordo com a presidente do EDUCAR, Bianca Pena, em 45 dias os equipamentos físicos adquiridos com a verba destinada pela UNIMED já deverão ser instalados. Ela informou ainda que o 3ª Idade Ativa funciona sobre quatro pontos básicos: acompanhamento médico, atividade física englobando avaliação funcional, orientação nutricional e assistência psicológica. A iniciativa conta com apoio de assistentes sociais, nutricionistas, professores de Educação Física, médicos e psicólogos.       Entre os bairros atendidos pela iniciativa estão Fazenda da Barra I, II e III, Paraíso, São Caetano, Vila Vicentina, Jardim Jalisco, Baixada Olaria, Itapuca, Toyota e Cidade Alegria.

Palavras chaves: MAIS RECURSOS