09/01/2012

Manutenção Automotiva e Manutenção Mecânica: aulas começam ainda neste mês

Parceria da Prefeitura com SENAI garannte novos cursos para jovens de Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM / PMR

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Prefeitura vai oferecer, para 26 jovens, dois cursos técnicos profissionalizantes no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Resende (foto). Os cursos, cujas aulas começarão a ser ministradas ainda neste mês, capacitarão os jovens nas áreas de Manutenção Automotiva e de Manutenção Mecânica. Nestas duas qualificações, a Prefeitura vai investir o valor de 379.575,00 em recursos próprios do Município. - A atual administração municipal tem um compromisso muito grande com a formação dos nossos jovens, e estamos trabalhando no sentido de capacitá-los para o futuro. Acreditamos que estes cursos, somados aos outros já realizados por meio de outras parcerias, são ferramentas importantes para auxiliar quem não tem condições de pagar as mensalidades – comenta a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, destacando ainda a importância da iniciativa visando ampliar as chances de ocupação profissional nas empresas que estão chegando ao Município. Os jovens que irão iniciar os cursos ainda este mês foram selecionados pelas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e também na própria unidade do SENAI de Resende. Eles atenderam ao perfil social compatível com o atendimento de programas sócio-assistenciais desenvolvidos pela Prefeitura. Os novos cursos vão ter duração de dois anos. A previsão é de que a formatura acontecerá em novembro de 2013. No curso de Manutenção Automotiva, além de executar diagnóstico de sistemas e componentes automotivos, o aluno ficará qualificado para executar a desmontagem, manutenção e montagem de sistemas automotivos, de acordo com as normas técnicas de qualidade, segurança e preservação ambiental. Já no de Manutenção Mecânica, os jovens beneficiados vão aprender a elaborar projetos e realizar processos mecânicos industriais, aplicando normas técnicas e de segurança do trabalho, ferramentas da qualidade e de preservação ambiental. MAIS CURSOS – Iniciados no segundo semestre do ano passado, os cursos de capacitação profissional realizados pela Prefeitura em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Resende representam investimentos de mais R$ 182 mil na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. Atualmente, 180 estudantes de vários bairros da cidade participam dos seguintes cursos: Práticas de Almoxarifado, Serviços Administrativos, Técnicas de Cozinheiro, Costureiro, Técnicas Básicas de Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Maquiagem Básica, Manicure e Pedicure, além de Introdução ao Paisagismo. Todos os alunos destes cursos foram escolhidos através de um cadastramento promovido durante as edições do Programa Sábado Saudável, que aconteceu nos quatro sábados de maio do ano passado, levando a 23 unidades médicas do Município serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL