17/05/2010

Parceria da Prefeitura com iniciativa privada garante novos empregos em Resende

Trabalhadores treinados pelo Município ocupam vagas em empresa prestadora de serviço

Parceria da Prefeitura com iniciativa privada garante novos empregos em Resende

Crédito: Divulgação - Secretaria Municipal de Indústria

Um grupo de 24 costureiras (foto) acaba de ser contratado pela Faurecia, empresa que trabalha na confecção de capas dos bancos dos veículos produzidos pela Peugoet Citröen, montadora localizada no Pólo Industrial. A contratação das profissionais fez parte de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços. No ano passado, a Prefeitura selecionou 48 costureiras para um treinamento com duração de uma semana na cidade de Ibitinga, no interior de São Paulo. Após a conclusão do curso, a Secretaria ficou responsável pela seleção das 24 candidatas, dentro dos requisitos de qualidade exigidos pela empresa. As profissionais selecionadas passarão agora por um novo treinamento com duração de dois meses na sede da Faurecia, em Curitiba. Ao retornarem, serão efetivadas com todos os direitos trabalhistas. De acordo com o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a contração das costureiras é fruto da criação do Centro Municipal de Capacitação, localizada nas instalações da Estação Ferroviária, cuja inauguração ocorreu em dezembro do ano passado. No local, funciona a Estação de Ofícios, projeto destinado à promoção de cursos de qualificação para atender a demanda das empresas da região. O Centro Municipal de Capacitação é uma das ações implantadas pela Prefeitura visando qualificar os trabalhadores de Resende. - A Prefeitura vem trabalhando para aumentar a oportunidade de inserção dos profissionais da cidade no mercado de trabalho. Nesse sentido, também queremos gerar mais empregos. Por isso, estamos investindo na qualificação profissional dos profissionais de Resende, dentro do compromisso assumido pelo prefeito José Rechuan em lutar para que os profissionais do Município tenham prioridade na ocupação dos empregos gerados na cidade – disse o secretário. A parceria entre a Prefeitura e a Faurecia para a qualificação da mão-de-obra teve inicio em novembro do ano passado com o curso de confecção de bancos para a montadora Peugeot-Citröen. Ao final do curso, cerca de 50 operários participantes foram contratados pela empresa. A seleção dos alunos para o curso contou também com o apoio da agência local do SINE (Serviço Nacional de Emprego). Portanto, somando ao número de costureiras contratadas, chega-se a quase 80 profissionais capacitados pelo Centro e admitidos no mercado de trabalho. Edgar informou ainda que três galpões de mil metros, localizados ao lado da Estação Ferroviária de Campos Elíseos, passaram para a administração da Prefeitura. O espaço cedido ao Município passará agora por uma readequação para que nos próximos meses receba outros cursos de qualificação promovidos através do Centro Municipal de Capacitação. Entre os cursos planejados estão os de soldador, pintor e mecânico de motor a diesel. - A qualificação de costureiras também tem o objetivo de preencher a demanda de 200 vagas que serão abertas com a instalação da Politex, que acaba de comprar o terreno para instalar sua fábrica. A Politex é uma empresa do ramo de confecção de roupas de cama, mesa e banho. A Prefeitura está fazendo sua parte no sentido de qualificar a mão de obra local para atender a demanda das empresas já instaladas e as que estão chegando – declarou Edgar, acrescentando que a área adquirida pela Politex se localiza às margens da Via Dutra, próximo ao Auto Posto Floresta.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO