07/12/2009

Parceria da Prefeitura com Estado garante mais equipamentos para a Saúde

Deputado Pedro Fernandes inseriu emendas com recursos destinados à compra dos aparelhos

Parceria da Prefeitura com Estado garante mais equipamentos para a Saúde

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) divulgou hoje, segunda-feira, dia 07, a aquisição de novos equipamentos para a rede municipal de saúde, os quais totalizam investimentos de mais R$ 350 mil no setor. Através de emendas inseridas no orçamento do Estado pelo deputado estadual Pedro Fernandes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida receberá, do Governo do Estado, um leito completo de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e um aparelho usado em cirurgias ortopédicas, chamado Arco em C. A notícia foi passada ao prefeito durante uma reunião ocorrida na semana passada, na Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, no Rio de Janeiro. Segundo Rechuan, os equipamentos devem ser entregues ainda neste mês pelo governador Sérgio Cabral (pmdb) e ficarão no Hospital de Emergência. Com a chegada dos aparelhos novos, haverá substituição de um leito antigo de UTI. O prefeito destaca a conquista dos novos equipamentos como “outro resultado positivo do trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Assembléia Legislativa pela população de Resende”. Já o secretário de saúde do Município, Daniel Brito, frisa a importância destes novos equipamentos “para oferecer uma assistência melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde em Resende” - Certamente, poderemos melhorar o atendimento aos pacientes com a entrega desses novos equipamentos. A presença do Arco em C nas cirurgias ortopédicas realizadas no município irá agilizar as operações e dar mais segurança aos procedimentos – completou Daniel Brito, acrescentando que “estas conquistas irão beneficiar toda a região, pois o Hospital de Emergência é também uma unidade de referência para municípios vizinhos, além de atender pacientes vítimas de acidentes na Via Dutra”. O bom relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado já vem apresentando vários resultados positivos para a população de Resende neste ano de 2009. Só na área da saúde, por exemplo, Resende recebeu os serviços da Unidade de Tomografia Móvel em agosto, uma ambulância com UTI móvel e uma Van zero quilômetro destinada ao transporte de pacientes que realizam tratamento médico especializado em outros municípios. Os dois veículos (a Van e a ambulância) também foram obtidos através de emendas parlamentares no orçamento do Estado apresentadas pelo deputado estadual Pedro Fernandes. O governador Sérgio Cabral já confirmou ainda uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) para Resende. A unidade, que ficará próxima ao Hospital de Emergência, deverá ser instalada em fevereiro. Para o ano que vem, Resende também tem a previsão de receber um aparelho de tomografia, proveniente de emenda do deputado federal Marcelo Itagiba, e de dois leitos de UTI Infantil e de ambulância, resultado de outras emendas do deputado estadual Pedro Fernandes.
Palavras chaves: HOSPITAL DE EMERGÊNCIA