Desenvolvimento Rural

29/12/2011

Parceria com clubes de serviços e empresas amplia atendimento na área social

Prefeitura destaca importância do trabalho conjunto na assistência às famílias de baixa renda

Parceria com clubes de serviços e empresas amplia atendimento na área social

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

Para atender a demanda de necessidades apresentadas pelas pessoas de baixa renda dentro da área social, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vem trabalhando em parceria com entidades filantrópicas, clubes sociais e empresas, entre outras instituições, através das quais são obtidas, por exemplo,  doações de cadeiras de rodas, alimentos, materiais recicláveis e apoio a dependentes químicos.

A seleção dos cidadãos beneficiados é feita mediante a realização de um levantamento social que comprove a necessidade do atendimento.

De acordo com a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, entidades como o Rotary Club, Lions, Loja Maçônica Lealdade e Brito, além da Associação das Voluntárias de Resende, são algumas das entidades com as quais a Prefeitura realiza um trabalho conjunto visando atender a população carente:

- Recebemos muitos pedidos dos moradores, como por exemplo, a doação de colchões d’água, cadeiras de rodas, muletas e próteses dentárias. O apoio destas entidades é de fundamental importância no sentido de suprir as necessidades mais urgentes dos cidadãos que precisam desta ajuda, mas não têm como consegui-las com recursos próprios – disse Marly, acrescentando que neste mês de dezembro o Rotary Club fez uma doação de 300 quilos de arroz à Secretaria para a utilização nas ações sociais da pasta.

Com relação ao atendimento aos dependentes químicos, as parceiras com entidades também vêm contribuindo para oferecer opções de tratamento e recuperação por meio de uma parceria com duas organizações não governamentais. São elas: Ideais e Desafio Jovem.

Outras parcerias realizadas em 2011 pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município foram com as Lojas Renner e a empresa Pernod Ricard.

No caso da Renner, o estabelecimento doou 1.500 peças de roupas à Prefeitura durante a inauguração do Pátio Mix, no dia 17 de junho passado. Parte das peças doadas foi repassada às crianças e adolescentes da Casa da Acolhida, programa coordenado pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), que atende menores com seus direitos violados.

Já a Pernod Ricard, empresa localizada no Pólo Industrial de Resende, é parceria da Prefeitura na realização das atividades do Projeto de Inclusão Produtiva, através da qual são oferecidas ações de geração de renda às famílias carentes assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A empresa colabora principalmente com a doação de materiais recicláveis utilizados durante as oficinas de capacitação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Outros parceiros importantes destacados pela secretária Marly Ceccoline Cortona são a Rede Graal, INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), Remon (um dos empreendimentos do consórcio modular da Man Latin América) e a Servatis S/A.

O trabalho em parceria com segmentos organizados da sociedade tem possibilitado ainda a realização de campanhas visando à arrecadação de donativos para entidades sociais de Resende, entre elas o Asilo Nicolino Gulhot (foto) e a Associação Pestalozzi.

Com relação ao asilo, desde novembro do ano passado a Prefeitura também repassa mensalmente uma verba de R$ 8 mil à instituição visando auxiliar o pagamento das despesas com os idosos que vivem no local.

Palavras chaves: MÃOS DADAS PELA SOLIDARIEDADE