28/12/2011

Para os jovens, cursos gratuitos de qualificação profissional

Para as famílias de baixa renda, dez quilos de alimentos distribuídos toda semana

Para os jovens, cursos gratuitos de qualificação profissional

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Uma parceria entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com o SENAC está oferecendo cursos gratuitos para 180 jovens.

Eles se cadastraram durante as edições do Programa Sábado Saudável, realizado no primeiro semestre deste ano, e puderam optar pelos seguintes cursos: Almoxarifado, Serviços Administrativos, Cozinheiro, Costureiro, Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Maquiagem, e Introdução ao Paisagismo. A iniciativa torna realidade uma das propostas da Prefeitura visando qualificar a juventude para o mercado de trabalho.

Também neste ano, o prefeito José Rechuan (PP) realizou a entrega do ônibus do CRAS Itinerante, o primeiro do tipo em todo o Estado. O ônibus é composto por duas salas reservadas ao atendimento das famílias.

Com o apoio de aproximadamente 20 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogos e auxiliares administrativos, os serviços do CRAS Itinerante são prestados serviços que incluem cadastramento para o Programa Bolsa Família; e cadastro destinado aos benefícios da Tarifa Social de Energia e de Água, entre outros serviços.

Para as crianças, o CRAS Itinerante oferece atividades da brinquedoteca (foto).

SACOLA CHEIA – Quanto ao Programa Sacola Cheia, Alegria na Mesa, cuja implantação ocorreu no ano passado, a Prefeitura ampliou em outubro deste ano o número de famílias atendidas pelo projeto. Realizado com recursos próprios do Município, o programa atendia cem famílias e passou a distribuir, toda semana, 400 sacolas de alimentos para famílias cadastradas nas quatro unidades do CRAS.

Para ser beneficiada pelo  'Sacola Cheia’, a pessoa deve estar devidamente cadastrada no CRAS, onde elas serão entrevistadas e informadas a respeito dos critérios exigidos, entre eles ser de família com baixa renda, ter filhos menores de idade, ser gestantes, idoso ou portador de necessidades especiais.

Cada cesta - que tem dez quilos - conta com 16 itens, como batata, inhame, abóbora, cenoura, tomate e ovos, além de frutas como banana, abacaxi, laranja e maça.

Palavras chaves: PERSPECTIVAS DE FUTURO