13/08/2010
Palestra sobre Hipertensão Arterial acontece neste sábado
Encontro será realizado na Farmácia Popular
A Farmácia Popular do Brasil realiza neste sábado, dia 14, uma palestra sobre Hipertensão Arterial, que vai começar às 9 horas. No evento, haverá uma apresentação feita pela farmacêutica responsável pela unidade, Daniele Gonche, a respeito da doença, que afeta milhares de brasileiros. Além disso, será sorteada também uma cesta com produtos light. A Farmácia Popular, que funciona em Resende por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, se localiza na Avenida João Ferreira Pinto 87, próximo ao Resende Shopping.
- O objetivo desse encontro, que deve se repetir outras vezes, é informar a população sobre procedimentos importantes na prevenção e tratamento de doenças, entre elas a hipertensão. Através desta iniciativa, teremos também a oportunidade de divulgar mais a Farmácia Popular, que oferece medicamentos a preços mais baixos – destacou.
A farmacêutica afirmou ainda que os interessados devem se inscrever no local, quando eles receberão um cupom para participar do sorteio. Estão disponíveis apenas 20 vagas para a palestra deste sábado.
A hipertensão arterial acontece quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 14 por 9. Quando não tratada, a doença se torna o principal fator de risco para acidentes vasculares cerebrais (derrames), doenças do coração e paralisação dos rins, entre outros problemas.
Alguns dos fatores que podem desencadear na pressão alta são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; excesso de peso; excesso de sal na alimentação; falta de uma alimentação saudável; hereditariedade (casos da doença na família) e pacientes que têm diabete.
Para tratar a hipertensão, é recomendável a prática de atividade física regular; o controle do peso, com a adoção de uma alimentação saudável, de preferência, sem álcool e com pouco sal. É importante também manter o tratamento e tomar a medicação conforme a orientação médica.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, 35 por cento da população acima de 40 anos tem hipertensão. Isso representa um total de 17 milhões de portadores da doença. Em Resende, esses pacientes contam com um Programa de Hipertensão, que acontece em todas as unidades de saúde da Prefeitura. O programa oferece consultas médicas, acompanhamento com nutricionista e oferta gratuita de medicamentos.
BAIXO CUSTO - A Farmácia Popular dispõe de medicamentos essenciais a um baixo custo. O estabelecimento conta com uma lista de 107 medicamentos, além de preservativo masculino, com uma redução de até 90 por cento do valor, comparando-se com as farmácias e drogarias privadas. A única condição para a compra desses medicamentos na unidade é a apresentação de receita médica ou odontológica, sendo aceitas receitas da rede pública ou particular de saúde.