11/05/2009

Palestra sobre anemia em animais equinos acontece nesta terça

Prefeitura realiza exames contra a doença no Município

Palestra sobre anemia em animais equinos acontece nesta terça

Os proprietários de animais eqüinos no Município terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre a doença denominada Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), também conhecida como “Febre dos Pântanos”. Nesta terça-feira, dia 12 de maio, a médica veterinária e pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), Leda Kimura, fará uma palestra sobre o assunto, às 19 horas, no auditório do Sindicato Rural, em frente ao Resende Shopping.

Promovida pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Inovação, a palestra representará outra ação do convênio firmado este ano pelo Município com a PESAGRO-RIO. Esta parceria vem permitindo a realização do exame visando o levantamento epidemiológico da doença em Resende. Desde quando os testes começaram a ser feitos na cidade, há cerca de dois meses, aproximadamente 200 animais já foram examinados. Em todos, o resultado foi negativo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, o rebanho equino em Resende é formado por cerca de mil animais.

Para o titular da Secretaria, José Antônio Carvalho Pinto, a palestra desta terça-feira será importante porque, além de ajudar a reconhecer a doença no animal, ela vai orientar os proprietários sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas com o objetivo de evitá-la.

- A Anemia Infecciosa Eqüina é uma doença que não tem cura e pode levar o animal a morte. Uma vez constatada a doença no animal, ele deve ser imediatamente sacrificado. Por isso, a importância deste exame para reforçar o combate às causas do problema na região onde o animal atingindo era criado, evitando dessa maneira que outros animais sejam afetados – explica o secretário.

A princípio, os exames - que têm custo zero para o proprietário – devem ser feitos até o dia 31 de maio, mas a Prefeitura tentará prorrogar a validade do prazo com a PESAGRO-RJ. Os produtores devem levar os animais até o Parque das Exposições ou agendarem a visita do técnico às propriedades, através do telefone 3360-7502.

Palavras chaves: PRODUÇÃO RURAL