02/02/2011
Pacientes que querem parar de fumar recebem medicamentos gratuitamente
Sessões de terapia: outro serviço oferecido pelo Programa de Tabagismo
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Oferecido gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, o tratamento dura três meses, período no qual, além de sessões de terapia, os pacientes recebem adesivos e gomas de mascar, ambos repositores de nicotina.
Se houver necessidade, o médico do posto faz também prescrição de medicamento visando diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. O acompanhamento médico é uma das ações oferecidas pelo programa (foto).
Os medicamentos também são gratuitos, enviados pelo Ministério da Saúde e a partir deste ano já vão chegar ao Município com o nome do paciente.
Cada unidade de saúde onde o programa está implantado possui dois grupos, que atendem em média 15 pacientes. A partir de janeiro, estão sendo organizados grupos específicos de pessoas hipertensas, gestantes, diabéticos, e pacientes com agravos crônicos, como enfisema pulmonar.
Parte destes pacientes poderá ser identificada no Hospital de Emergência. Após receberem alta desta unidade hospitalar, elas vão ser encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima de sua residência com o objetivo de iniciar o tratamento contra a dependência do cigarro, por meio do tratamento individual ou em grupo.
- Existem fumantes com quadros de doenças que agravam o problema. Sabemos que sozinhos eles não conseguem abandonar o vício para garantir uma saúde melhor. Por isso, estamos criando essa nova estratégica, de identificar os pacientes no Hospital de Emergência e encaminhá-los ao programa – salientou a coordenadora do Programa de Tabagismo.
Para os interessados em iniciar o tratamento, o procedimento é simples. Basta procurar uma unidade de saúde em seu bairro e fazer a inscrição. Caso não haja vaga naquele momento, ele terá o seu nome inserido na lista de espera e iniciará o tratamento em no máximo um mês.
As novas vagas são abertas mensalmente porque, no segundo mês de tratamento, os pacientes já cadastrados entram na etapa chamada de manutenção, abrindo vagas para novos pacientes. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em horários diferenciados, que são informados no próprio local.
Palavras chaves: NOVAS VAGAS